Pablo Galdames encaixou no meio de campo do Vasco e tem tido boas atuações, sobretudo na parte ofensiva do jogo. Indicado pela 777, como o ge revelou, o jogador chegou para ocupar a vaga de volante, mas tem tido destaque nas participações em gols da equipe – já são três em cinco jogos no Brasil.
O número já é igual ao de bolas na rede e assistências feitas pelo chileno na Europa. Vendido pelo Vélez Sarsfield ao Genoa em setembro de 2021, Galdames ficou no futebol italiano até o início deste mês de fevereiro. Foram 41 jogos – entre as passagens pelo Genoa e Cremonese -, um gol e duas assistências.
E sim, Galdames está no Vasco há apenas 24 dias. O jogador chileno parece estar em casa há mais tempo. O próprio já brincou nas redes sociais sobre a rapidez da adaptação.
última participação em gol pelo Vasco foi na partida contra o Marcílio Dias. Quando a partida estava 2 a 1 para a equipe de Ramón Díaz, com o time catarinense em cima, Galdames descolou um lindo passe para David marcar o terceiro e sacramentar a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.
Além do gol marcado contra o Botafogo, em passe de Payet, a outra assistência de Galdames foi logo na estreia, contra o Audax, também para David marcar. Desde que chegou ao Vasco, o chileno foi titular na primeira partida em que foi relacionado e não saiu mais dos 11 iniciais.
Volante ou meia?
A boa fase do volante Galdames na criação das jogadas tem chamado a atenção dos torcedores. Muitos questionam até se o jogador, na verdade, é um meia. O chileno tem atuado na maior parte das vezes ao lado de Zé Gabriel, mas por característica pisa mais no campo de ataque.
Na comparação dos mapas de calor de Galdames no Genoa, na temporada 2022/23, e no Vasco no Campeonato Carioca, é possível ver que o chileno tem atuado mais avançado.
Veja o antes e depois
O nome do volante, que pouco jogou pelo Genoa nos três anos em que ficou na Itália, foi indicado ao Vasco pelo scout da 777 no ano passado. O grupo esportivo acreditava que Galdames se encaixaria bem no clube carioca, mas naquele momento não houve interesse.
Em 2024, com as lesões de Paulinho e Jair, a 777 voltou a indicar Galdames para o Vasco. Alexandre Mattos buscou mais informações sobre o volante e gostou do que viu. Coube ao diretor de futebol dar seguimento à negociação diretamente com o jogador, que tinha mais seis meses de contrato com o Genoa.
Sem se firmar na Europa, Galdames, de 27 anos, viu com bons olhos a transferência e parece ter dado certo. Aprovado e apadrinhado pelo compatriota Medel, além de elogiado por Ramón Díaz, o chileno está em casa no Vasco. Contra a Portuguesa, no domingo, às 18h30, fará sua primeira partida em São Januário.
Fonte: ge