Caros amigos Vascaínos:
Na tarde/noite da última segunda feira (26/02/24), reuniram-se na Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, os Drs. Marcelo Paiva, Marcus Simonini, representando o GVRESJ (Grupo Voluntário pela Revitalização do Entorno de São Januário) com o Vereador Pedro Duarte (Partido Novo RJ), em seu Gabinete Parlamentar.
Foram articuladas, entre as partes, ações de sinergia do trabalho voluntário do nosso grupo, com o Vereador, uma vez que o “Potencial Construtivo” foi avalizado pelo Prefeito da Cidade, Sr Eduardo Paes, cujo mesmo remeteu a Câmara dos Vereadores, para que estes Parlamentares possam colocar este propósito, para votação de aprovação ou não.
Lembrando que antes, por força de Lei Federal, haverá uma “Audiência Pública” para a população local do Entorno de São Januário, dos seus Arredores e para os Cidadãos da Cidade do Rio de Janeiro, para debaterem o “porque” e o “para que” do “Potencial Construtivo”, de modo a se esclarecerem os Cidadãos e os Vereadores!
Será uma espécie de um debate de modo a se formar um Juízo de Valor, para posteriormente, em data a ser definida pela Câmara, ser então realizada a votação dos 51 Vereadores da Cidade, onde para ser aprovado este propósito, basta a ter a maioria absoluta de 26 Votos a Favor, dos 51 Vereadores da Casa.
No caso de haver a Aprovação, representará a “chancela” da Câmara para que o Prefeito possa ou não, Decretar o “Potencial Construtivo” e o anunciar no Diário Oficial do Município.
Como o Ano de 2024 se trata de um Ano Eleitoral (Eleições Municipais) em todo o Brasil, se há a necessidade, em “Caráter de Urgência”, que a Audiência Pública se realize o mais breve possível, para que no máximo até Junho, deste ano, se realize a Votação do Potencial Construtivo, garantindo a aprovação Final do Prefeito, o qual Decretará este Nobre Propósito.
Para quem não sabe o que é o “Potencial Construtivo”, é a possibilidade de um proprietário de imóvel que, através do Plano Diretor determinado pela Secretaria de Urbanismo (SMU), para uma determinada região da cidade do RJ, possa vender para uma Construtora, um Investidor ou um Cidadão que queira Ampliar o seu imóvel, o Excedente de Metragem Quadrada a construir, que não tenha sido usada em seu imóvel.
Por exemplo: Um proprietário de um terreno constrói uma casa, com tantos metros quadrados, digamos de um pavimento, através de um Projeto e de uma Licença de Obra. Mas nesta casa, poderiam ser construídos mais dois pavimentos e não construiu, logo esse “excedente” de metragem quadrada pode ser vendido a um interessado, que queira aproveitar esta condição, para que o mesmo construa a maior, em outra localização da cidade, desde que esteja dentro do Plano Diretor.
São Januário pode aproveitar esta Vertente?
Pode, em função de não se construir mais nada (por exemplo no Campo de Futebol), assim como não irá Verticalizar as suas Arquibancadas, estabelecidas no Projeto de Ampliação, entre outros imóveis do Complexo de São Januário, sendo que este “excedente” de construção não realizada, poderá ser convertido em Dinheiro através da venda para um Comprador.
No último levantamento, foi estudado o valor de cerca de R$ 500 Milhões a serem vendidos pelo Vasco da Gama, caso seja Aprovado o Potencial Construtivo, cujo Dinheiro SERÁ ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, por Decreto, para a Ampliação/Modernização do Estádio de São Januário, pertencente ao Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG) e a Revitalização do seu Entorno.
O GVRESJ percebeu, nesta reunião, que há uma corrente positiva na Câmara Municipal, por parte do Vereador Pedro Duarte e dos seus Colegas, cuja Aprovação demandará POTENCIAIS de INVESTIMENTOS, não somente e inicialmente no Entorno de São Januário e seus Arredores, mas também para TODA A CIDADE do Rio de Janeiro, assim como para outros clubes, que poderão “pegar a carona” deste propósito!
Pois a Construção Civil “Aquecida”, proporcionará a “Cidade Maravilhosa”, ainda mais no “Pós Pandemia”, Geração de Empregos Diretos e Indiretos, Consumo de Materiais de Construção de maneira Macro (Cimento, Aço para Construção Civil, Material Hidráulico, Material Elétrico, Louças, Metais, Azulejos, etc …) impulsionando a indústria, fazendo o Dinheiro circular na Cidade e no Estado, proporcionando Geração de Empregos e Arrecadação de Impostos, de modo a Gerar Investimentos na Educação, Saúde, Transporte, Educação, etc … , REVITALIZANDO aquela “Região Esquecida” há 70 Anos!
Da esquerda para a direita: Dr. Marcus Simonini, Vereador Pedro Duarte e Dr. Marcelo Paiva, no Gabinete do Parlamentar.
Gostaríamos de externar o nosso agradecimento, como GVRESJ, ao Vereador Pedro Duarte, por nos receber e interagir com o nosso Trabalho Voluntário, realizado nestes 13 anos de existência, cujos resultados e apoio logístico, que fornecemos, como “ponte de Ligação” para ambas as partes, venham a Contribuir Positivamente para o CRVG e o Poder Público.
Fatos estes, nós provamos serem Factíveis a Ampliação/Modernização do nosso Estádio e do seu Entorno (quesitos Acessibilidade e Mobilidade Urbana), cujo Mote do “Potencial Construtivo”, passou a ser o Motivo Alavancador, para que essas Importantes Obras possam “sair do papel” definitivamente a contento, ATRAVÉS DE VONTADE POLÍTICA DE TODOS OS ENVOLVIDOS, de um modo geral.
Terminando, orientamos a Nova Diretoria Associativa do Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG), que comece a se empenhar mais efetivamente, nesta questão do Potencial Construtivo, procurando a Prefeitura e a Câmara Municipal, para “Acelerar” os trâmites, embora reconhecemos que assumiram agora e muito trabalho terão pela frente.
Pois este será um ano Eleitoral, conforme relatado anteriormente, cujos Prazos poderão ser o “Fator Complicador”, se passarem de Junho, para que a Ampliação/Modernização de SJ e a Revitalização do seu Entorno, possam serem realizados imediatamente.
Tão logo a Aprovação da Câmara e do Prefeito, Decretando tal Linha de Ação, o CRVG pode Iniciar Imediatamente, ainda neste Ano, a Maturação e a Realização dessa Obra, prevista para ser Inaugurada em 2027, no Centenário de São Januário. Pois já existe o Projeto Construtivo Aprovado na Prefeitura, cujo mesmo poderá até receber novas Adequações, se for da Vontade por parte da Nova Diretoria Associativa.
Politicamente, TODOS SERÃO BENEFICIADOS SEM EXCEÇÃO!
# POTENCIAL CONSTRUTIVO, JÁ!