Retorno próximo: Everton Costa deve voltar aos treinos em novembro

Everton Costa treino Vasco (Foto: Sofia Miranda)

 

O retorno aos treinos está próximo. Depois de iniciar uma contagem regressiva em sua conta no Instagram, no começo da tarde desta segunda-feira, Everton Costa recebeu a notícia de que o Vasco irá anunciar, nesta terça-feira, como será a sua volta aos trabalhos. Ainda não há previsão de quando poderá disputar uma partida oficial de futebol.

– O corpo médico vai passar como vai ser o procedimento para o retorno dele aos treinamentos. O doutor Clovis Munoz, chefe do departamento, e o doutor Gustavo Gouvea, que acompanha o atleta, vão explicar como vai ser o cronograma, a programação para o mês de novembro – disse o diretor de futebol Rodrigo Caetano, após o treino da tarde no CFZ, sem precisar data do primeiro trabalho do atacante.

Afastado dos gramados há mais de seis meses por causa de uma miocardite (processo inflamatório do músculo cardíaco), Everton Costa já realizou todos os exames necessários para determinar o seu retorno aos campos. O que está próximo de ocorrer.

Entenda o caso

No dia 16 de abril, Everton Costa deixou São Januário de ambulância durante a partida contra o Resende, válida pela primeira fase da Copa do Brasil. No hospital, os exames constataram uma arritmia cardíaca – causada por uma miocardite (processo inflamatório do músculo cardíaco). Três dias depois, o departamento médico do Vasco e o cardiologista Gustavo Gouvêa deram uma entrevista coletiva para explicar detalhes do ocorrido. Na ocasião, foi anunciado que seria preciso realizar novos exames dentro de um mês para descobrir se o jogador teria condições de seguir jogando profissionalmente.

Everton Costa ficou seis dias internado. Depois que recebeu alta, se recuperou em casa – onde teve os batimentos cardíacos monitorados por um aparelho – sem realizar esforço físico. Nas redes sociais, o clube lançou a campanha #forçaeverton. Em junho, pouco menos de dois meses depois do problema, o atacante foi submetido a uma cirurgia para colocar um desfibrilador implantado no coração – caso contrário não poderia mais voltar a jogar futebol.

O dispositivo é uma espécie de marca-passo capaz de dar choques para corrigir novas alterações nos batimentos cardíacos do atleta. Desde o início, os médicos deixaram claro que seria preciso esperar seis meses do fato inicial para decidir se o jogador teria condições de voltar a atuar profissionalmente. A data foi completada no último dia 16 de outubro.

Contratado em janeiro, Everton pertence ao Coritiba e está emprestado ao Vasco até dezembro de 2014. Após o problema cardíaco, o empresário Jorge Machado avaliou a situação e acenou com a possibilidade de uma renovação sem custos para o clube carioca. Aos 28 anos, o atacante tem 10 jogos e um gol marcado – contra o Duque de Caxias – com a camisa vascaína.

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorApós folgas, Vasco tem treino físico breve comandado por preparador
Próxima NotíciaEurico ignora críticas e afirma: 'o torcedor sabe o que é melhor para o clube'