As dúvidas que ainda pairam no elenco vascaíno

Rafael Paiva — Foto: Gilson Lobo/AGIF

Nenhum torcedor do Vasco esconde que os seus olhos estão completamente voltados para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, no sábado, em São Januário. Porém, no cruz-maltino, o foco é no compromisso de hoje, um jogo difícil e importante diante do São Paulo, às 21h45, em Campinas, pela 30ª rodada do Brasileirão. Partida que pode ajudar o técnico Rafael Paiva a fazer as definições finais para o fim de semana.

Na décima colocação, com 37 pontos, longe da zona de rebaixamento, mas também da zona de classificação à Libertadores, o cruz-maltino tem um calendário com jogos complicados nesta reta final do campeonato para se manter o mais acima possível na tabela do Brasileirão.

Enfrentar o São Paulo, um adversário com histórico complicado, fora de casa, é um destes jogos. Com o Morumbis inviabilizado por conta de shows do cantor Bruno Mars, o tricolor mandará a partida no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Em junho, o Vasco encerrou um jejum de quatro anos sem vencer o time paulista, num 4 a 1, em São Januário, que teve brilho de jovens oriundos das categorias de base.

O lateral-esquerdo Leandrinho marcou um dos gols daquela partida. Hoje bem estabelecido no time de cima, o jovem é uma das opções de Rafael Paiva para atuar no ataque, no corredor esquerdo — costuma fazer dobradinha com Lucas Piton. É um dos setores em que o cruz-maltino ainda não tem titulares fixos, principalmente após a perda de David por lesão.

O colombiano Emerson Rodríguez é que vem ganhando mais chances neste momento no ataque. O chileno Jean David é outro que briga para se firmar no setor. Há também a chance do suíço Maxime Dominguez atuar aberto. Outras opções são Rayan e o experiente Alex Teixeira. Assim como o lateral-direito Puma Rodríguez, que defendeu o Uruguai na Data Fifa e está entre os relacionados para hoje.

Outras dúvidas que ainda pairam no elenco passam pela dupla de defesa titular. A tendência é que Maicon e João Victor seja mantidos. No meio, permanece aberta a disputa entre Sforza e Mateus Carvalho. Coutinho vem sendo titular na vaga de Payet, mas foi poupado no empate contra o Juventude, jogo em que o francês marcou um golaço e teve grande atuação, rendendo ao treinador do Vasco um bom leque de escolhas.

Toda e qualquer mexida na partida também leva em conta a parte física para a semifinal, num jogo que promete ser de muita intensidade na Colina.

Desfalques

O Vasco não poderá contar com o volante Souza, expulso diante do Juventude. Jair, que voltou a treinar com o grupo e pode ganhar minutos em breve após quase oito meses de recuperação de lesão, não foi relacionado para a partida. Paulinho, que se contundiu da mesma forma (rompimento de ligamento cruzado anterior no joelho) e na mesma época que Jair, voltou a treinar com o grupo na segunda-feira passada.

O São Paulo, em quinto, com 47 pontos e na briga por vaga na Libertadores, não terá os convocados Jamal Lewis, Ferraresi e Bobadilla, que estiveram com Irlanda do Norte, Venezuela e Paraguai, respectivamente. Além disso, estão suspensos o zagueiro Arboleda e o atacante André Silva. O também atacante Ferreirinha pode voltar a atuar pelo tricolor na partida após dois meses afastado por lesão, mas sua presença ainda é dúvida.

Fonte: Agência O Globo

Notícia anteriorTorcedor aciona a Justiça para ver a semifinal da Copa do Brasil
Próxima NotíciaSão Paulo x Vasco: Tudo o que você precisa saber sobre o jogo de hoje (16)