A melhora do Vasco sob o comando de Rafael Paiva passa pelas escolhas do treinador, entre elas a titularidade de Mateus Carvalho, o Cocão. Ele tem sido muito elogiado por torcedores, e os números nos últimos jogos apontam o crescimento do volante.
Uma das primeiras mudanças de Rafael Paiva foi colocar Mateus Cocão no time titular. Assim que o interino assumiu o comando do Vasco, o volante não saiu mais do time – a não ser contra o Botafogo, quando estava suspenso.
Mateus Cocão saiu do jogo contra o Atlético-MG, no domingo, com cinco desarmes – foi o maior ladrão de bolas do jogo e o melhor jogador do Vasco na partida, principalmente no segundo tempo, quando o time carioca passou a competir mais.
Os desarmes têm sido a principal contribuição de Mateus Cocão, que resolveu o problema de marcação no meio-campo do Vasco. Atualmente, ele é o segundo jogador que mais rouba bolas no time, atrás apenas de Paulo Henrique. No Brasileirão, o volante é o terceiro melhor no quesito.
Jogadores com mais desarmes no Brasileirão:
- William (Cruzeiro) : 47
- Paulo Henrique (Vasco): 39
- Mateus Cocão (Vasco): 37
Com Rafael Paiva, Cocão chegou a sete jogos consecutivos como titular na temporada. Antes, a maior sequência havia sido com o ex-treinador Ramón Díaz, com quem foi titular nas três primeiras partidas do Campeonato Brasileiro.
Outros números de Mateus Cocão no Brasileirão:
- 15 jogos (11 como titular)
- 1 gol
- 8 finalizações
- 424 passes (370 certos = 87% de aproveitamento)
- 5 assistências para finalização
- 4 dribles (3 certos)
- 21 faltas cometidas
- 18 faltas recebidas
O bom desempenho de Cocão tem rendido comentários positivos dos vascaínos. Veja alguns:
Fonte: ge