A penúltima rodada da Taça Guanabara agitou os bastidores do Campeonato Carioca. Quando Fred foi expulso injustamente do clássico contra o Flamengo e reclamou veementemente da situação, sobrou para o Vasco, que teve três pênaltis marcados a seu favor na partida contra o Friburguense. O capitão tricolor, respaldado pelo vice de futebol Mário Bittencourt e pelo presidente Peter Siemsen, insinuou que o Cruz-Maltino está sendo beneficiado na competição, enquanto o Fluminense, dono da pior campanha entre os quatro grandes do Rio de Janeiro, é prejudicado.
Diante das ironias tricolores, Eurico Miranda fez questão de se posicionar sobre o ocorrido. O mandatário, que mantém uma relação próxima com o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, além de chamar Fred e os dirigentes de irresponsáveis, fez sua avaliação sobre os pênaltis marcados a favor do Vasco: todos os que ele viu, segundo o próprio, “existiram”.
– Eu não tenho manifestação nenhuma a falar sobre pênalti. Nem contra nem a favor do Vasco. Para mim, em Friburgo, todos os pênaltis foram pênaltis, e o gol que o Vasco sofreu, o quarto, foi impedimento. Tem interpretação… Isso é avaliação de cada um. Agora, todos os pênaltis que eu vi em relação ao Vasco existiram. Fora os que não são marcados. Mas isso é do jogo, isso não quer dizer que seja benefício. Qual é o problema que tem o Vasco nesses problemas que aconteceram no jogo dele (no clássico entre Flamengo e Fluminense)? – indagou Eurico.
Até o momento, o Vasco teve sete pênaltis marcados a favor, contra dois de Flamengo e Botafogo e um do Fluminense. Um dos argumentos dos que questionam a superioridade cruz-maltina neste quesito é que três dessas penalidades foram assinaladas nos acréscimos das partidas. E quatro quando o placar estava empatado.
Os pênaltis do Vasco
6ª rodada – Fluminense 0 x 1 Vasco
O primeiro pênalti foi justamente no clássico contra o Fluminense. No jogo apitado pelo árbitro Índio – criticado por Fred no último domingo -, Luan foi derrubado por Victor Oliveira no segundo tempo. Ele mesmo converteu a penalidade.
8ª rodada – Bonsucesso 0 x 1 Vasco
Este foi o pênalti que gerou mais reclamações. A partida estava empatada em 0 a 0, e o Vasco pressionava. Aos 48 minutos do segundo tempo, o árbitro fez a marcação polêmica quando a bola bateu em Fernando, que marcava Thalles. Gilberto converteu e deu a vitória ao Cruz-Maltino.
10ª rodada – Vasco 5 x 1 Nova Iguaçu
O Vasco abriu a goleada com um gol de pênalti convertido por Gilberto. O próprio atacante é quem foi atropelado por Anderson, após uma bobeada da zaga adversária.
12ª rodada – Boavista 1 x 2 Vasco
A virada cruz-maltina chegou aos 48 minutos do segundo tempo graças a um pênalti em cima de Thalles. Vitor derrubou o atacante de forma infantil, e Anderson Salles cobrou com categoria.
14ª rodada – Friburguense 5 x 4 Vasco
As três marcações de pênalti na derrota para o Frizão desencadearam as críticas e as insinuações sobre o Vasco. No primeiro, o mais contestado da partida, Julio dos Santos cai marcado por Pierre. No segundo, Yago faz jogada e chuta. Cadão, com o braço aberto, toca na bola. Para Eurico, é “questão de interpretação”… No último, novamente um defensor colocou a mão na bola. Gilberto fez dois e perdeu o último.
O Pênalti (e broncas) DO FLUMINENSE
A bronca de Fred é grande. Acusado diversas vezes de simular faltas, o jogador já foi criticado por reclamar muito durante as partidas. A única marcação de pênalti a favor do Fluminense foi na primeira rodada do campeonato, quando o Tricolor venceu o Friburguense por 2 a 1. O capitão converteu a penalidade sofrida por Wagner.
Durante a competição, o Fluminense reclamou algumas vezes de pênaltis não assinalados. Alguns tiraram os tricolores do sério, como foram os casos contra Volta Redonda e Boavista, em que os defensores de ambos os times colocaram a mão na bola. Fred e Lucas Gomes também ficaram irritados em lances contra Resende e Nova Iguaçu, respectivamente.
Fonte: GloboEsporte.com