Composto por Gabriel Félix, Richard, Kadu Fernandes, Ricardo Graça e Márcio, o sistema defensivo vascaíno é o melhor da competição. O bom momento vivido pelo time neste setor foi festejado pelo treinador Rodney Gonçalves após o duelo contra o Macaé, nas última quinta-feira (12).
– Temos que comemorar esse momento. Já vínhamos mantendo essa regularidade na Copa São Paulo. Nossa defesa é sólida. É por isso que tomamos poucos gols – afirmou o comandante.
Os méritos da excelente fase, por sua vez, não são apenas dos defensores. No esquema tático adotado pela comissão técnica, meio-campistas e atacantes ajudam de maneira efetiva. É comum vê-los pressionando a saída de bola e dificultando a vida das principais válvulas de escape dos times rivais.
– O time todo tem contribuído para essa campanha no início do campeonato. Não só eu e o Kadu, com quem tenho aprendido muito. O Gabriel está sempre orientando e segurando no gol, o Richard e Márcio também ajudam bastante lá atrás, além do Barbosa, que é o nosso suporte na frente da zaga. Os atacantes e os meias contribuem muito na marcação. Tomara que essa campanha de melhor defesa continue até o final do ano – declarou o zagueiro Ricardo.
Se os homens de frente ajudam a retaguarda, zagueiros e laterais são elementos surpresas no ataque. Dos seis gols do Vasco na competição, cinco contaram com a participação dos jogadores de defesa. Tal estatística evidencia o equilíbrio da equipe vascaína.
– O ponto falho era a participação tática de ambos os laterais. Sabemos que eles possuem condições de nos ajudar a ter um poder ofensivo maior. Eles não precisam apenas defender. Quando eles participaram bem, fomos mais agressivos e conseguimos marcar os gols – disse o técnico Rodney.
Fonte: VASCO.com.br