A temporada de 2014 acaba neste sábado para o Vasco, contra o Avaí, na Ressacada, e não deixará saudade. O time fez uma campanha irregular na Série B e a classificação foi assegurada com um tropeço no Maracanã contra o Icasa (1 a 1), em jogo que terminou com um anticlímax, marcado pelas fortes vaias da torcida. Foi o sinal para a nova diretoria de que os vascaínos esperam mudanças no futebol do clube para o próximo ano.
E elas já começaram. Comandante do departamento de futebol, o diretor Rodrigo Caetano encerra sua participação no jogo de amanhã. A partida contra o Avaí também tem tudo para ser a última de Joel Santana como técnico do Vasco. Entre aliados do presidente eleito Eurico Miranda prevalece o entendimento de que o melhor caminho é a troca de treinador. Além de seu desempenho no segundo turno da Série B não ter agradado, o clube também vai procurar outro profissional com salário menor que o recebido por Joel.
Em maior número serão as mudanças no elenco, já que 13 jogadores estão com o contrato no fim. Do time que treinou durante a semana e que deve ser escalado amanhã, o lateral Diego Renan e os meias Douglas e Maxi Rodríguez estão nessa condição. O primeiro está emprestado pelo Cruzeiro, e o último, pelo Grêmio.
Já Douglas veio emprestado pelo Corinthians, mas seu vínculo com o clube paulista também se encerra agora, o que pode facilitar a negociação por uma renovação.
Além deles, o zagueiro Rodrigo e o atacante Kléber também podem sair. Embora seus contratos continuem em vigor (respectivamente com data de encerramento em dezembro e junho de 2015), o acordo dos dois com o clube inclui uma cláusula que os libera caso surja uma proposta que seja interessante para eles.
No último jogo do ano, o Vasco terá três desfalques. O goleiro Martín Silva (dores no tendão de Aquiles), o lateral Carlos César (estiramento na coxa direita) e o volante Fabrício (problemas intestinais) foram vetados e já estão de férias.
Carlos César e Fabrício estão no grupo dos que estão em fim de contrato e não devem mais defender o Vasco.
Se nada vale para o Vasco amanhã, o jogo é a última chance de o Avaí tentar a quarta vaga para a Série A de 2015. O time catarinense está em sexto lugar, mas tem os mesmos 59 pontos que o Boa Esporte (quarto colocado) e o Atlético-GO (quinto), perdendo nos critérios de desempate. No mesmo horário, o Boa Esporte visita o Icasa, no interior do Ceará, enquanto o Atlético-GO recebe o Santa Cruz, em Goiânia.
Ficha do jogo
Avaí: Vagner; Marrone, Antônio Carlos, Pablo e Eltinho; Eduardo Costa, Revson, João Filipe e Marquinhos; Roberto e Anderson Lopes.
VASCO: Jordi, D. Renan, Luan, Rodrigo e Lorran; Guiñazu, Aranda, John Cley e Douglas; Kléber e Maxi Rodríguez.
Juiz: Flávio Guerra (SP).
Local: Ressacada.
Horário: 16h20m.
Transmissão: Premiere, Rádio Globo e CBN.
Fonte: Extra