O Campeonato Carioca começa no próximo sábado (11) com mudanças importantes no VAR. E, além de agora contar com o árbitro de vídeo em todas as partidas do Estadual, o Cariocão também terá uma alteração que deve impactar significativamente nas partidas.
A poucos dias do início do Carioca, a Ferj divulgou as diretrizes do VAR para a competição deste ano. Os clubes debateram e a aprovaram as mudanças.
A principal mudança e que pode causar mais impacto nas partidas diz respeito aos lances de impedimento. De acordo com a nova regra do Carioca, a linha de impedimento será engrossada para beneficiar os atacantes e o gol.
Agora, a espessura da linha de impedimento passará de 6cm para 12cm. De acordo com a Ferj, a “mudança visa acabar com impedimentos muito ajustados, beneficiando os atacantes”.
A Ferj também informou que em caso de sobreposição de linhas, o jogador em posição de ataque estará em posição legal.
— Dentro desse cenário, não teremos mais um “pezinho x ombrinho”, fortalecendo o conceito de mesma linha — diz um trecho do documento da Ferj.
Mais mudanças no VAR do Carioca
Além da mudança na linha de impedimento, a Ferj anunciou outras novas diretrizes para o uso do VAR no Campeonato Carioca?
A parada do tempo nas revisões do VAR não deve mais ser adicionada nos acréscimos. O árbitro deverá parar o cronômetro em toda intervenção do VAR. Assim, o tempo não será adicionado nos acréscimos.
A imagem da revisão do árbitro será liberada para o torcedor somente após a decisão do mesmo. Antes disso, haverá somente uma imagem escrita apontando o que está sendo checado no lance.
Sempre que houver condições operacionais, a “ARA” (área de revisão) no campo de jogo estará localizada do lado oposto aos bancos de reservas.
A Ferj ainda reforçou que o VAR não deverá “corrigir lances subjetivos, apenas recomendar a revisão”.
VAR em todos os jogos do Campeonato Carioca
Outra importante novidade é que, agora, todos os jogos do Campeonato Carioca terão o VAR. Nos últimos anos, apenas os clássicos entre os quatro grandes do Rio e as partidas a partir das semifinais tinham o árbitro de vídeo.
Em 2023, após uma reclamação formal do Vasco em relação a arbitragem no começo do Carioca, todos os jogos dos quatro grandes do Rio de Janeiro passaram a ter VAR a partir da sexta rodada da Taça Guanabara.
Fonte: Trivela