Basquete Acontece Aqui! Em menos de 24 horas, a bola sobe para mais uma temporada do NBB CAIXA, a 17ª da história da competição. Para entender o tamanho do que está por vir, um jogo de arrebentar e com a rivalidade lá no alto será a atração principal do dia 12 de outubro de 2024. Assim, às 17h, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, o R10 Score Vasco da Gama recebe o Flamengo para o Clássico dos Milhões. A partida terá transmissão do sportv, ESPN, TV Cultura, FlaTV, YouTube do NBB CAIXA e NBB BasquetPass. Não tem como perder!
Será a nona vez que o R10 Score Vasco da Gama enfrenta o Flamengo em uma edição de NBB CAIXA, mesmo sendo duas camisas das mais tradicionais do basquete nacional. O Cruzmaltino abre a sua segunda temporada desde a retomada do projeto na modalidade e quer buscar seu primeiro título na competição. Por outro lado, o Mengão é um dos três clubes que estiveram nas 15 edições possíveis de playoffs entre 16 temporadas (não houve playoffs na temporada 2019/20) e é o maior vencedor com sete conquistas em seu currículo, candidato ao octa.
Léo Figueiró, técnico do Vasco da Gama. Foto: Mauricio Almeida/ Vasco da Gama
A única vitória do confronto para o Gigante da Colina ocorreu no primeiro confronto das equipes, no primeiro turno da temporada de 2016/17. De lá para cá, sete vitórias seguidas do Rubro-Negro, incluindo os dois encontros da temporada passada.
Léo Figueiró, treinador do R10 Score Vasco da Gama desde a última temporada, quer diminuir essa distância do retrospecto já neste sábado, diante de seu torcedor. Para isso, terá a liderança de Marquinhos, que anunciou ser essa sua última temporada como profissional, além de manter boa parte do elenco que alcançou o quarto lugar na temporada regular de 2023/24 e parou nas quartas de final diante do Bauru Basket.
Na cerimônia de abertura do NBB CAIXA, o treinador comentou o que esperar da competição, do seu time e do primeiro adversário e rival de cidade. “O Flamengo vem muito forte, como sempre. Candidato ao título, como é nos últimos anos. O Vasco está progredindo passo a passo, voltamos na temporada passada, agora vejo como um pouco mais forte do que na temporada passada. Ainda, talvez, não seja considerado candidato ao título, estaremos disputando nas primeiras colocações. A partida é um clássico, um jogo à parte, no qual as equipes estarão dando seu máximo, sabem da importância e glamour desse confronto. Não teria forma melhor de começar o campeonato a não ser com um jogo desse tamanho. No NBB CAIXA, todas as equipes se reforçaram bem, principalmente as equipes que estavam na parte de baixo da tabela, buscando algo a mais, assim como o Vasco, que teve alguns reforços pontuais, a tendência é que o NBB CAIXA seja ainda mais equilibrado e imprevisível.”
Por outro lado, Gustavinho de Conti, treinador do Flamengo, viu uma reformulação grande no elenco que foi campeão da Copa Super 8 e finalista do NBB CAIXA e da Basketball Champions League Americas da temporada passada. Se ficaram as lideranças de Gui Deodato e Franco Balbi, chegaram peças que mantém o nível do plantel, como Shaq Johnson e Alexey, que volta do basquete alemão.
O técnico, que em boa parte da temporada passada conciliou o cargo com o de comandante da seleção brasileira e que foi o primeiro treinador a passar da marca de 500 jogos no NBB CAIXA, também fez sua análise do que esperar na temporada 2024/25 e o confronto que se aproxima. “Depois de algumas temporadas sofrendo com os resquícios da pandemia, economicamente, a Liga e as equipes vêm se recuperando a cada temporada, tal como o nível de competição. Essa temporada promete muito na questão do nível técnico. Já vi praticamente todas as equipes jogarem, vi que o nível está muito melhor. Tiveram alguns jogadores brasileiros repatriados de universidades ou do basquete europeu, ótimos estrangeiros vindo para as equipes recheando os elencos, uma grande geração de jovens surgindo e tendo mais protagonismo, tudo isso contribui para um aumento do nível nessa temporada. O jogo envolve muito mais do que só tática e técnica, é uma partida que envolve muito o emocional por ser um Flamengo x Vasco, uma rivalidade grande em todos os esportes, no basquete não seria diferente. O Vasco está com uma equipe muito forte e versátil, fisicamente muito bem montada, assim como tecnicamente. Será um jogo muito duro e difícil, mas que vai presentear muito bem esse começo do NBB CAIXA.”
Alguns dos jogadores que fizeram a história do NBB CAIXA já vestiram as duas camisas: Duda, Pilar, Alberto Bial, Marcellus, Ricardinho, David Jackson, Gui Deodato, Humberto, Chris Hayes, Caio Torres e Marquinhos. Ou seja, dessa lista, dois deles estarão em ação em uma espécie de “Lei do Ex”, com os longevos Gui Deodato, pelo Flamengo, e Marquinhos, pelo R10 Score Vasco da Gama.
Nos recordes do confronto em uma só partida, Marquinhos é o cara com mais pontos (27), Olivinha teve mais rebotes (17), Cauê Verzola deu mais assistências (9), Marquinhos matou mais bolas de três (6) e Nesbitt teve a maior eficiência (29). Entre os times, a maior diferença foi R10 Score Vasco da Gama 67 x 107 Flamengo, no segundo turno da temporada 2018/19, mas o maior placar somado foi o Flamengo 94 x 86 R10 Score Vasco da Gama, no segundo turno da temporada 2016/17, partida que foi realizada na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus/AM.
Com tudo isso de história, o Cruzmaltino e o Rubro-Negro escrevem mais um capitulo dessa rivalidade neste sábado à tarde, no Rio de Janeiro, ao mesmo tempo que promovem uma grande e histórica abertura de NBB CAIXA 2024/25.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Fonte: X R10 Score Vasco da Gama