Apesar da derrota por 1 a 0 para o Palmeiras na rodada passada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco segue confiante em voos mais altos em 2024. O time comandado pelo técnico Rafael Paiva vinha de uma invencibilidade de seis jogos com três vitórias e três empates.
O ótimo desempenho fez o Gigante da Colina se afastar da zona de rebaixamento. Com isso, o sonho passou a ser uma vaga na Copa Libertadores da América. O Vasco ocupa a nona colocação no returno do Brasileirão com 12 pontos ganhos.
Na classificação geral, no entanto, o Clube de São Januário é o 10º colocado com 35 pontos e um jogo a menos. Para chegar a tão sonhada vaga na competição continental, o caminho ainda é um pouco longo. Porém, totalmente possível desde que o time cumpra seu papel dentro de campo.
A Agência RTI Esporte fez um levantamento da pontuação média dos times que chegaram à fase de Pré-Libertadores, nos últimos anos. Essas equipes alcançaram entre 57 e 58 pontos e garantiram a classificação no G-8. O aproveitamento para essa pontuação é, em média, de 50%.
O aproveitamento atual do Vasco é de 44,8% (35 pontos em 78 possíveis). Se apenas o returno fosse levado em consideração, esse percentual seria de 50% (dentro da margem de classificação apresentada acima). Dessa forma, o Gigante da Colina teria que aumentar o seu rendimento nessa última parte do Campeonato Brasileiro.
Em termos de pontuação, para alcançar os 57 pontos, por exemplo, o Vasco precisa somar mais 22 pontos até o fim do Brasileirão. Com 12 jogos em disputa, o Gigante da Colina só poderia perder, no máximo, mais quatro partidas para seguir com o sonho da vaga na Copa Libertadores da América.
Vale lembrar, no entanto, que o Vasco segue vivo na Copa do Brasil, onde pode conquistar uma vaga na competição sul-americana. A equipe carioca enfrenta o Atlético-MG na semifinal da competição e decide a vaga na decisão em São Januário.
Fonte: RTI Esporte