Emerson Rodríguez, de 23 anos, deve trocar a camisa do Millonarios, da Colômbia, pela do Vasco no próximo mês. O clube carioca está acertado com o atacante, que pertence ao Inter Miami. O que esperar do provável novo reforço vascaíno?
É um ponta de velocidade que preencheria um setor carente do elenco, mas que não chega para ser a solução dos problemas do Vasco. Jovem, Emerson Rodríguez não se firmou na MLS e ainda tem muito o que evoluir, na opinião de quem acompanhou o jogador nos últimos anos.
– Ele ainda é diferenciado, aquele cara que arranca e ganha a linha de fundo. Mas não é mais tão ousado e seu grande problema é a tomada de decisões no último terço – avalia Cristian Pinzón, jornalista da Rádio Caracol, da Colômbia.
– É um ponta velocista, com bastante capacidade de dribles em situação de um contra um. Sofre com tomadas de decisões e com as finalizações, o que pode irritar a torcida do Vasco – pontua Tiago Brandão, jornalista do Território MLS.
O atacante foi revelado pelo Millonarios em 2020 e logo foi emprestado ao Llaneros, também da Colômbia, antes de voltar ao clube de Bogotá. Com cinco gols e três assistências pelo Millonarios em 2021, Emerson foi vendido para o Inter Miami por cerca de 2,5 milhões de euros.
Nos Estados Unidos, o promissor jogador colombiano não se firmou. Depois de dois gols em 25 jogos em 2022, Emerson Rodríguez foi emprestado primeiramente ao Santos Laguna, do México, e neste ano ao Millonarios. Nos últimos dois anos, ele somou 53 jogos, quatro gols e cinco assistências.
Titular do Millonarios, Emerson jogou pela última vez no dia 2 de junho, na vitória sobre o Junior Barranquilla. Seu último gol foi no dia 20 de abril, contra o Deportivo Pereira.
LEIA AS ANÁLISES:
Cristian Pinzón – jornalista da Rádio Caracol e setorista do Millonarios
“Emerson Rodríguez é um jogador com muito potencial. Surgiu nas divisões de base do Millonarios, em 2019 foi emprestado ao Valledupar, time da segunda divisão colombiana, e em 2020 voltou ao time para estrear na primeira divisão. Eclodiu em 2021, durante a pandemia, sendo um jogador ousado e explosivo, com dribles, arrancadas e gols. Foi comprado pelo Inter Miami em 2022 e emprestado ao Santos Laguna no ano seguinte, após não encontrar espaço no grupo.
Retornou ao Millonarios por empréstimo com grande expectativa. Embora não tenha sido seu melhor semestre, ele mostrou coisas interessantes. Ele ainda é diferenciado, aquele cara que arranca e ganha a linha de fundo. Mas não é mais tão ousado e seu grande problema é a tomada de decisões no último terço. Define errado ou escolhe mal o passe, mas é algo que com certeza ele pode corrigir com trabalho. Fisicamente tem muito fôlego para ir ao ataque e contribuir na defesa”.
Tiago Brandão – jornalista do Território MLS
“Emerson Rodríguez é um ponta colombiano de 23 anos, capaz de jogar nos dois lados do campo. Jogador de muita velocidade e amplitude pelos lados. É um ponta velocista, com bastante capacidade de dribles em situação de um contra um. Sofre com tomadas de decisões e com as finalizações, o que pode irritar a torcida do Vasco em certas ocasiões.
Saiu do futebol colombiano muito cedo para o Inter Miami e atuou no futebol norte-americano apenas por uma temporada (2022). Em 2023, foi emprestado ao Santos Laguna (MEX) e não teve espaço quando retornou (2024), devido ao limite de estrangeiros, que cresceu bastante com as chegadas de Lionel Messi e seus amigos. Sendo emprestado novamente, para o Millonarios.
De qualquer maneira, não teve uma grande passagem pelo Inter Miami, sendo emprestado por duas ocasiões desde que chegou. É um ponta velocista, com dificuldades nas conclusões das jogadas. Acho que vai compor o elenco do Vasco e dar mais uma opção de velocidade ao time. Pode ajudar se for bem utilizado. Mas não depositaria minhas esperanças em que ele possa entregar mais que isso”.
Fonte: ge