Pedro Martins não é mais diretor de futebol do Cruzeiro. O profissional deixa o cargo para acertar com o Vasco. A saída abre uma lacuna importante no departamento de futebol celeste em um momento conturbado na temporada.
A informação da saída de Pedro Martins foi adiantada pelo GE e confirmada pela Itatiaia com fontes ligadas aos dois clubes.
Pedro Martins estava no Cruzeiro desde 2022, quando Ronaldo assumiu o controle da Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Ele deixa a Toca da Raposa para assumir cadeira que estava vaga no Vasco.
O clube carioca estava sem um profissional para a pasta desde que havia demitido Alexandre Mattos, no dia 21 de março.
No Cruzeiro, desde sua chegada, Pedro Martins participou de 65 contratações de jogadores entre 2022 e abril de 2024.
Desgaste no Cruzeiro
Pedro Martins era alvo constante de protestos de torcedores. Desde 2023, os cruzeirenses, questionando a montagem do elenco e os resultados desportivos no Cruzeiro, pediam a saída do diretor de futebol.
Na última viagem internacional, quando o Cruzeiro foi ao Chile enfrentar o Unión La Calera, na Copa Sul-Americana, Pedro Martins não esteve com a delegação. Representaram a diretoria o CEO Gabriel Lima e o diretor de comunicação Victor Rios.
Um dos últimos atos de Martins no comando do futebol cruzeirense foi a recontratação do técnico Fernando Seabra. O ex-treinador do time sub-20, depois de deixar o clube com destino ao Red Bull Bragantino, retornou à Toca II para assumir o cargo de treinador do time principal.
Em entrevista no mês de março, Pedro Martins explicou a demissão do técnico Nicolás Larcamón e o retorno de Fernando Seabra ao comando técnico do Cruzeiro.
“Estamos felizes com o retorno do Seabra. Essa volta representa uma reconexão com sua identidade, com seu método, com sua forma de trabalhar. Acreditamos que o Seabra, além da figura profissional que construiu, representa tudo o que o Cruzeiro construiu nos últimos dois anos e meio. O fato de valorizar a base e de fazer com que o jogo seja coletivo foram as principais premissas para tomar essa decisão”, disse Pedro Martins, em sua última entrevista coletiva, no dia 9 de abril deste ano.
Coincidência entre Pedro Martins e Alexandre Mattos
Coincidentemente, Pedro Martins substituirá Alexandre Mattos pela segunda vez. Quando chegou ao Cruzeiro, Martins ocupou vaga que era, exatamente, de Mattos. Na época, Alexandre trabalhava interinamente no cargo a pedido de Pedro Lourenço, investidor do clube.
No fim de 2021, pouco antes da implementação da SAF no clube, Alexandre Mattos iniciou a montagem do elenco de jogadores. Porém, quando Ronaldo assumiu a administração do Cruzeiro, uma das decisões do Fenômeno foi não aproveitar o profissional no organograma diretivo celeste.
Carreira de Pedro Martins
A biografia de Pedro Martins no LinkedIn, rede social corporativa, aponta que o profissional é formado em Administração com com MBA na Universidade de Liverpool-ING. Martins trabalhou como diretor de futebol na Ferroviária entre 2017 e 2018, e em 2020.
O executivo também foi gestor do departamento de informação do Athletico-PR, entre 2013 e 2017. Atuou ainda como vice-presidente da Federação Paulista de Futebol antes de fechar com o Cruzeiro.