Lucas Piton está no radar da CBF para a Copa América

FOTO: LEANDRO AMORIM/ VASCO

Dorival Júnior esteve no Maracanã no último sábado para acompanhar o clássico entre Fluminense e Vasco Gama. O treinador da Seleção Brasileira foi ao estádio com Rodrigo Caetano, que atualmente ocupa o cargo de coordenador executivo geral das Seleções Brasileiras Masculinas.

A aparição da dupla em jogos, no Brasil e no exterior, ao longo deste ano não deve ser novidade. Isso porque, o treinador pretende cumprir uma escala para acompanhar a maior quantidade de partidas ‘in loco’, até a convocação da Seleção Brasileira, para a disputa da Copa América. A Agência RTI Esportes apurou que o treinador esteve no estádio para observar o lateral-esquerdo Lucas Piton, do Vasco da Gama.

Disputa com a Itália

Lucas Piton tem 23 anos e desponta como um dos principais jogadores do Vasco na temporada. O clube renovou o contrato do lateral esquerdo recentemente, e entende que tem no atleta o maior potencial de venda para a próxima janela de transferências. Outro ponto que precisa ser lembrado é o fato de Lucas Piton ter dupla nacionalidade italiana.

Na temporada passada, o Vasco foi informado pela Federação Italiana de Futebol que o jogador estava na lista de pré-convocados para a Data FIFA do mês de junho, para as partidas com a Espanha e Holanda pela Liga das Nações. Ele tem passaporte italiano desde 2021.

Lucas Piton vem sendo acompanhado pela Federação Italiana desde que atua nas categorias de base do Corinthians, e a CBF teme perder o jogador para o país. Dorival Júnior é entusiasta do futebol do lateral do Vasco da Gama. O treinador tem recebido informações frequentes sobre o jogador. Vale lembrar que na última convocação da Seleção Brasileira, o treinador chamou Ayrton Lucas, do Flamengo, e Wendel, do Porto de Portugal.

Flamengo pode ajudar Lucas Piton

Outro ponto que pode favorecer a convocação de Lucas Piton é o fato de Dorival Júnior limitar o número de jogadores por equipes no futebol brasileiro. Desse jeito, o Flamengo pode ajudar o grande rival. Além de Ayrton Lucas e Fabricio Bruno que foram convocados recentemente, o treinador trabalha com a possibilidade de convocar o atacante Pedro.

Dos três nomes, Ayrton Lucas seria o mais fácil de substituir. Isso porque, Pedro é visto como um dos melhores atacantes do futebol brasileiro e tem em Dorival Júnior um grande fã. Além disso, com o treinador, o atacante viveu um dos seus melhores momentos na carreira. Fabricio Bruno foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira nos amistosos com Inglaterra e Espanha. O jogador teve atuação segura e foi muito bem avaliado internamente.

Léo Jardim agradou

Contudo, mesmo deixando uma boa impressão, o goleiro Léo Jardim dificilmente estará no grupo da Copa América. Vale lembrar que o goleiro do Vasco da Gama só foi convocado após o corte de Ederson (Manchester City). A tendência é que o Brasil tenha Ederson, Alisson e Bento nos EUA.

Assim, Lucas Piton seria o único jogador do Vasco na lista de Dorival Júnior. O lateral-esquerdo sempre teve ciência do interesse da seleção italiana, nesse meio tempo ele se manifestou sobre o tema. A CBF não trabalha com a possibilidade de ouvir um não do jovem jogador.

“Eu sou brasileiro, tenho essa opção de ser convocado pela seleção italiana, mas sempre busco o meu sonho. Meu sonho é a brasileira, mas não descarto a italiana”, disse Piton no mês de fevereiro.

Dos jogadores que estiveram em campo no confronto vencido pelo Fluminense por 2 a 1, o volante André (Fluminense), e o goleiro Léo Jardim (Vasco), já figuraram na lista do treinador. Assim, a dupla foi convocada para os amistosos com a Inglaterra e Espanha.

Fonte: RTI Esporte

Notícia anteriorVeja lances e gols do atacante Deyverson, especulado no Vasco
Próxima NotíciaReforma de São Januário: Quando deve acontecer a 1ª audiência pública