Depois da apresentação corrida no Vasco, de uma estreia apressada e de uma eliminação doída no Campeonato Carioca, tudo isso quase na mesma semana, nada como o tempo para acalmar as coisas. Clayton está aproveitando bem o dele: o atacante tem feito seus gols nos treinos enquanto se prepara para disputar mais um Brasileirão.
O reforço mais recente do clube é o artilheiro da intertemporada da equipe, com três gols nos dois jogos-treinos realizados até o momento. Clayton marcou duas vezes contra o Olaria, na atividade que ocorreu no CT Moacyr Barbosa; e uma contra o Volta Redonda no sábado passado, em São Januário (veja os gols no vídeo acima).
Aos 25 anos e pela primeira vez em um clube do tamanho do Vasco, Clayton é introvertido e não fala muito, mas aos poucos está se soltando no clube. Ele vem de duas temporadas no futebol europeu, onde defendeu o Casa Pia, de Portugal.
Clayton foi contratado no fechamento da janela e chegou para ser mais uma opção de centroavante no elenco, que tinha apenas Pablo Vegetti. Ele desembarcou no Rio de Janeiro no dia 6 de março. No dia 10, na primeira partida da semifinal do Carioca, contra o Nova Iguaçu, ele já fez sua estreia – e como titular.
O atacante não havia sequer treinado entre os titulares na semana, mas foi o escolhido por Ramón Díaz para começar jogando no ataque porque Adson, em função de um desgaste físico, precisou ser poupado em cima da hora.
No jogo de volta, ele entrou aos 34 minutos do segundo tempo, mas não conseguiu evitar a derrota. Em aproximadamente 75 minutos em campo, somando os dois jogos, o atacante acumulou cinco finalizações e sofreu uma falta.
Atrás do primeiro gol
Nascido em Belo Horizonte, o mineiro Clayton iniciou sua carreira no Lajeadense, do Rio Grande do Sul, e tem no currículo passagem por alguns clubes de menor expressão. Essa será apenas sua segunda participação na Série A do Brasileirão.
A primeira foi em 2022, com a camisa do Coritiba. Na ocasião, o atacante atuou em apenas nove jogos (três como titular) e não conseguiu balançar a rede. Portanto, ele está atrás de seu primeiro gol no Brasileirão.
Por outro lado, Clayton tem sete gols marcados com a camisa do Vila Nova na Série B, três pelo Guarany de Sobral na Série D e vem de duas temporadas pelo Casa Pia em que marcou 16 gols em 64 jogos.
Fonte: ge