Passado o primeiro mês de competições, o Internacional apresenta até aqui o melhor desempenho deste início de temporada entre os times que disputarão a Série A do Brasileirão. A equipe gaúcha disputou nove jogos, com sete vitória, um empate e uma derrota, aproveitamento de 81%. Todas as partidas foram disputadas pelo estadual, pelo qual o Inter será mandante no grande clássico contra o Grêmio, no próximo domingo. A equipe enfrenta no sábado seguinte o Juventude, outro clube da elite nacional que disputa o Gaúcho.
O segundo melhor desempenho no ano é do Criciúma, que em dez partidas conquistou oito vitórias e perdeu duas vezes, ambas pelo Catarinense. O Clube abriu a temporada 2024 conquistando a Recopa Catarinense contra o Marcílio Dias com uma vitória por 2 a 0.
A terceira melhor campanha é do Fluminense, com seis vitórias e três empates em nove partidas pelo Carioca, pelo qual só fez um clássico, um empate em 0 a 0 contra o Vasco. Entre os três melhores desempenhos, o Fluminense é o único ainda invicto no ano. Se o desequilíbrio de forças dos estaduais é favorável para os clubes da Série A, a invencibilidade é um estímulo para a equipe, que ns próxima quinta-feira começa a decidir a Recopa Sul-Americana contra a LDU. O jogo de ida será disputado em Quito.
Outras invencibilidades
Cada campeonato estadual tem um nível diferente, que varia, entre outros motivos, pelo número de clubes das Séries A e B do Brasileirão, mas cada jogo tem sua própria dificuldade. Uma prova disso é que além do Fluminense, apenas outras quatro das 20 equipes da Série A ainda estão invictas em jogos oficiais: Athletico-PR, Cuiabá, Flamengo e Palmeiras, atual campeão brasileiro que é o único invicto que já disputou uma competição nacional, a Supercopa Rei, quando empatou com o São Paulo, perdendo nos pênaltis.
Apesar de não ter jogado uma partida fora do contexto estadual, o Flamengo vem se destacando com a equipe da elite com o maior índice de jogos sem sofrer gol (88%). Empatou o clássico contra o Vasco em 0 a 0 e derrotou o Botafogo por 1 a 0. Não levou gol em outros cinco confrontos, contra Audax-RJ, Portuguesa-RJ, Sampaio Corrêa-RJ, Volta Redonda e Bangu. Só o Nova Iguaçu conseguiu fazer gol no Flamengo, em uma partida em que o técnico era Mario Jorge.
Piores campanhas
Com um começo de temporada conturbado que incluiu a demissão do técnico Mano Menezes, o Corinthians está com o pior desempenho entre os times da Série A, com aproveitamento de 37%. Com apenas uma posição melhor, o Botafogo tem a segunda pior campanha (52%). Nesta quarta-feira, o Botafogo tem uma oportunidade para dar a volta por cima: enfrenta o Aurora pela fase de classificação da Libertadores. Ano passado, o Botafogo também foi mal no estadual, mas em seguida brilho no primeiro turno do Brasileirão.
Veja abaixo o desempenho de cada equipe na temporada 2024. Como os times têm número de jogos diferentes, a classificação está por aproveitamento percentual de pontos.
Como seria
Neste ano, o Santos disputará a Série B do Brasileiro e, por isso, não aparece no quadro acima. Após o rebaixamento no ano passado, o clube se reestruturou e, apesar da derrota em casa na rodada passada para o Novorizontino, vem conseguindo no Paulistão um desempenho melhor do que nas últimas três edições do estadual, quando esteve ameaçado de rebaixamento. Se fizesse parte da Série A, sua campanha o colocaria na 11ª colocação do ranking, com seis vitórias, um empate e duas derrotas (70%). A média de gols marcados pela equipe está em 1,44 gols, e a de sofridos, em 0,78. A equipe não levou gol em cinco dos nove jogos disputados (56%).
Fonte: ge