Dois dos três concorrentes garantem gramado natural em caso de vitória na licitação do Maracanã

Assunto recorrente nos últimos anos, o gramado do Maracanã é preocupação constante de jogadores e treinadores. Em 2024, novamente, o campo do antigo Maior do Mundo foi alvo de críticas pelo desgaste e pela qualidade da grama.

Em processo de licitação – a previsão do Governo de análise de impugnações já está em atraso (confira o cronograma mais abaixo) – e próximo da abertura das propostas técnicas lacradas desde 7 de dezembro do ano passado, o ge entrou em contato com os três concorrentes para saber o planejamento básico de manutenção do gramado em caso de vitória na concorrência.

Desde abril de 2019, o Maracanã é administrado pelo Flamengo em parceria com o Fluminense. A dupla foi beneficiada com seguidas renovações automáticas de Termo de Permissão de Uso sem concorrência pública. Na última, no fim do ano passado, o Vasco se candidatou, mas desistiu do processo por entender que estava direcionado para a dupla Fla-Flu.

As perguntas foram enviadas para os três concorrentes no fim da semana passada. O Consórcio Fla-Flu e a Arena 360 garantiram investimentos e campo com gramado natural. O Consórcio Maracanã para Todos, do Vasco e da WTorre, alegou sigilo de proposta e optou por não responder a consulta.

O Maracanã recebeu no fim do ano passado quatro eventos, sendo dois megashows, conforme nota recente do consórcio do Flamengo e do Fluminense, que rebateu críticas e prometeu melhorias no campo até o fim do mês de fevereiro.

O grupo Arena 360 de Brasília administra o Mané Garrincha, que também enfrentou críticas pelo estado do gramado na partida do Atlético-MG contra o Itabirito, pelo Campeonato Mineiro no último final de semana.

A parceira do Vasco no processo, a WTorre, por sua vez, está envolvida em longa briga com o parceiro Palmeiras, que optou por deixar de jogar no Allianz enquanto não houver melhorias no campo sintético.

Confira as respostas de dois dos três concorrentes:

Consórcio Fla-Flu – CEO Severiano Braga

Qual investimento previsto anual nos cuidados e manutenção de gramado?

Esse investimento faz parte da nossa proposta entregue à Comissão de Licitação e, por motivos óbvios, não deve ser revelado.

O projeto prevê grama 100% natural? Se não, qual percentual de grama sintética? Qual tipo de grama usada?

Grama natural, sem dúvida, da família Bermuda.

Qual estimativa de número de jogos? Vai haver regra para evitar jogos em intervalos curtos? Qual?

O número de jogos dependerá do desempenho esportivo dos permissionários do estádio.

Qual estimativa de programação de shows por ano? Como será controlado para não prejudicar o campo?

O objetivo primordial do Maracanã é a realização de jogos de futebol. Os shows, caso ocorram, só serão possíveis, após a finalização de todo calendário de jogos no estádio e com a garantia de tempo hábil para a recuperação do gramado antes da próxima temporada.

Consórcio Arena 360 – CEO Richard Dubois

 

Qual investimento previsto anual nos cuidados e na manutenção de gramado?

O valor do investimento será o necessário. Em Brasília gastamos cerca de R$ 2 milhões por ano. Projetamos mais do que isso para o Maracanã por conta da carga mais pesada de jogos. O que podemos afirmar é que teremos uma fazenda, em Saquarema, para transplantes rápidos do gramado “ready to play”. Trocas que serão feitas para que o gramado esteja sempre em ótimo estado.

O projeto prevê grama 100% natural? Se não, qual percentual de grama sintética? Qual tipo de grama usada?

A grama será 100% natural. Até por conta da ”Ready To Play”, conseguiremos fazer testes e experimentar várias sementes e variedades de plantação para entender o que funcionaria melhor para o Maracanã.

Qual estimativa de número de jogos? Vai haver regra para evitar jogos em intervalos curtos? Qual?

Nós prevemos ao menos 70 jogos ao ano. Claro que depende de como cada clube avançar nas suas competições. E os intervalos teremos que ir de acordo com as demandas, tentando sempre permanecer com o gramado nas melhores condições possíveis.

Qual a estimativa de programação de shows por ano? Como será controlado para não prejudicar o campo?

A cidade do Rio de Janeiro tem um potencial enorme para shows nacionais e internacionais, o que beneficia o turismo e a população carioca. Vamos focar no Maracanãzinho e nas áreas externas. Com foco em montagens rápidas e leves. Não haverá prejuízo para o futebol pelo número de shows. Assim como aqui em Brasília, que recebemos um evento de Carnaval durante 10 dias e teremos o jogo do Atlético Mineiro neste sábado (17/02) (Nota da redação: partida já realizada) sem problemas com a jogabilidade. Este é um dos nossos objetivos no Maracanã.

Cronograma processo de licitação:

 

  • Dia 7 de dezembro de 2023: propostas entregues pela dupla Flamengo e Fluminense, Vasco e Arena 360. Status: executado
  • Dia 19 de dezembro de 2023: comissão de licitação habilita os três concorrentes e abre prazo para impugnações. Status: executado
  • Primeira semana de fevereiro de 2024: Governo prevê divulgar resultado de análise de impugnações e defesa em total de seis recursos de concorrentes. Status: atrasado
  • Fase 2 – sem data estipulada: abertura dos envelopes de propostas técnicas dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
  • Fase 3 – sem data estipulada: abertura dos envelopes de propostas financeiras dos classificados e nova abertura de prazos para recursos e análise do Governo em cima destes recursos
  • Publicação do resultado – sem data prevista.

Fonte: ge

Notícia anteriorVasco acerta com o preparador físico Cyro Bueno para auxiliar Diego Pereira
Próxima NotíciaSituação da VascoTV já está normalizada após invasão