A diretoria da CBF começou a analisar o ofício enviado por nove clubes em que pedem modificações no calendário para minimizar desfalques no Brasileiro durante a Copa América. Mas a entidade vê bastante complexidade no tema e um desafio para encaixar as ideias. A Copa América impacta nove rodadas da Série A.
Os clubes Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Palmeiras, São Paulo, Red Bull Bragantino, Atlético-MG e Athletico enviaram um ofício à CBF com requisições de alterações no calendário.
A principal mudança é prolongar a temporada com as finais da Copa do Brasil depois do Brasileiro. As datas seriam usadas para acomodar duas rodadas da Série A.
Além disso, haveria remanejamento de rodadas da Copa do Brasil para o período da Copa América, liberando jogos do Brasileiro fora desse período. Assim, o campeonato teria menos prejuízo por desfalques.
O departamento técnico da CBF já prepara um documento com resposta para os clubes. Não fechou a porta para a proposta, mas vê grandes desafios para sua execução. O plano foi considerado bastante complexo e mexeria bastante no calendário. Outra observação é de que não foram todos os clubes que fizeram o pedido, e sim nove deles.
Primeiro, há a questão da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Brasileiro e da Copa do Brasil. A emissora teria de aprovar a mudança, já que previa as finais do torneio mata-mata para novembro.
Outra questão é relacionada às férias dos jogadores. A CBF costuma marcar as férias coletivas logo após o Brasileiro. Pelo menos dois times teriam impacto e só poderiam ter o período de descanso depois.
Um terceiro ponto é da possiblidade de um time brasileiro ter sua participação no campeonato Mundial de Clubes atrapalhada por datas da Copa do Brasil. Isso poderia ocorrer se uma equipe fosse campeã da Libertadores e chegasse à final da Copa do Brasil.
Fonte: Blog do Rodrigo Mattos – UOL