Chance de o Vasco ficar na Série A é maior que a do Botafogo de ser campeão

O ditado popular diz que “quem tem um amigo, tem tudo”. Mas no Clássico da Amizade, que terminou com a vitória do Vasco sobre o Botafogo por 1 a 0, mostrou que nem sempre a sabedoria popular está alinhada ao futebol. De acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG, hoje o cruz-maltino tem 63,9% de chance de permanecer na Série A do Brasileiro, enquanto o líder do campeonato viu sua probabilidade de título despencar para 35,2%.

Os times atravessam momentos opostos no Brasileirão: enquanto a equipe comandada por Lucio Flavio terminou o primeiro turno com 47 pontos e uma vantagem de 13 pontos em relação ao vice-líder, o Vasco somou apenas 16, e passou boa parte das primeiras 19 rodadas na zona de rebaixamento. O Botafogo terminou o primeiro turno com 91,3% de chance de título, enquanto o cruz-maltino chegou a 66,7% de risco de ser rebaixado.

Trocas no comando fizeram a situação das duas equipes cariocas se alterarem drasticamente: depois da saída de Castro, o interino Claudio Caçapa segurou a vantagem do Botafogo, mas Bruno Lage teve sequência ruim e fez a gordura derreter. Em sua primeira experiência como treinador principal, Lucio Flavio tem números ainda piores: em seis jogos, ele tem 38,8% de aproveitamento, contra 42,2% do antecessor.

Já a chegada do argentino Ramón Díaz ao Vasco, bem como os reforços da janela de transferências do meio do ano — Vegetti, Medel, Paulinho Paula, Payet e Praxedes são hoje peças-chave do elenco — fizeram o ano do cruz-maltino ter uma guinada total. O time tem a quinta melhor campanha do returno, com 21 pontos conquistados nos 39 possíveis, em um aproveitamento de 53,9%. No mesmo período, o Botafogo somou apenas 12 pontos, número que só é superior ao de Coritiba e América-MG, penúltimo e último colocados, respectivamente, do Brasileiro.

Fonte: Agência O Globo

Notícia anteriorSede Náutica está no projeto de lei do potencial construtivo de SJ
Próxima NotíciaPróximo presidente do Vasco terá de definir se dará continuidade ao projeto de reforma de São Januário