Tricolor Paulista alcançou em agosto seu maior resultado mensal em toda a série histórica. Classificação para a final da Copa do Brasil, após mais de 20 anos, foi fundamental para o clube já superar seu resultado do ano anterior.
São Paulo soma 620 mil inscrições, seu melhor resultado histórico e lidera o ranking mensal;
Corinthians alcança segunda melhor marca mensal e se aproxima dos 35 milhões;
Fluminense retorna ao pódio mensal com 355 mil inscrições e chega aos 7 milhões no geral;
Flamengo registra quarto maior crescimento e caminha para a marca inédita de 56 milhões;
Botafogo fecha o TOP5 com praticamente todo seu resultado em seu Instagram e TikTok;
Palmeiras obtém resultado próximo ao Botafogo com maior concentração no TikTok;
Sport ultrapassa marca dos 5 milhões de inscrições no ranking geral.
São Paulo, 6 de setembro de 2023 – Na edição deste mês do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, o IBOPE Repucom destaca o desempenho mensal no volume de novos inscritos nas redes sociais dos clubes em agosto de 2023. Os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,5 milhões de seguidores durante o período, e os cinco que mais se destacaram foram: São Paulo, Corinthians, Fluminense, Flamengo e Botafogo. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,8 milhão de novas inscrições, ou 72% do total entre todos os 50 clubes no período.
Clubes
O São Paulo, impulsionado pelo anúncio de Lucas Moura e pela classificação para a final da Copa do Brasil, alcançou o melhor resultado entre os times nacionais ao acumular próximo de 620 mil novas inscrições no combinado de suas redes. Este é o maior resultado mensal do Tricolor Paulista em toda a série histórica do estudo, realizado desde 2016. Curiosamente, o segundo melhor resultado histórico do clube (436 mil novas inscrições) foi em julho deste ano, quando houve o anúncio de outra contratação relevante – a do colombiano James Rodriguez – e classificação para as semifinais da Copa do Brasil superando outro rival local. Ainda sobre o último mês, além do clube liderar o crescimento no Instagram, Facebook e YouTube entre todos os clubes monitorados, também ultrapassou a marca de 21 milhões de seguidores no combinado de suas contas oficiais.
O Corinthians obteve o segundo melhor desempenho de agosto ao somar cerca de 410 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas. Com o resultado, o Timão deverá atingir a marca dos 35 milhões de inscritos em suas plataformas sociais durante o mês de setembro. O clube concentrou 63% de seu crescimento de agosto em seu perfil oficial no Instagram.
O Fluminense, atual semifinalista da Copa Libertadores da América, anotou o terceiro melhor resultado de agosto ao somar 335 mil novas inscrições no acumulado de suas redes sociais. Com o resultado, o Flu ultrapassou os 7 milhões de inscrições em suas plataformas sociais e estreitou a diferença para o Internacional – atual 10º colocado no ranking geral – para cerca de 400 mil inscrições. O clube liderou o ganho de novos inscritos no TikTok, com mais de 200 mil novos fãs.
O Flamengo ocupou a quarta posição em volume de crescimento no último mês. Foram 259 mil novas inscrições no combinado de suas contas. Com isso, o Rubro-Negro caminha para ultrapassar a marca de 56 milhões de inscrições entre seus canais oficiais durante o mês de setembro.
O Botafogo fechou o TOP5 dos maiores resultados do mês de agosto ao registrar 210.751 novas inscrições no acumulado de suas plataformas. O clube concentrou praticamente 90% de seu resultado entre seus canais no Instagram e TikTok.
O Palmeiras obteve resultado muito próximo ao Botafogo, com 210.653 novas inscrições ao longo de agosto no acumulado de suas plataformas. O Verdão concentrou cerca de 50% de seu resultado no seu perfil no TikTok.
O Sport chegou à marca dos 5 milhões de inscrições em suas redes. Com isso, o clube da Ilha do Retiro se junta a outros 13 clubes nacionais com mais de 5 milhões de inscrições, e atualmente ostenta a 14ª posição no ranking geral.
Cuiabá e Sampaio Corrêa com contas suspensas
Os perfis oficiais do Cuiabá no Instagram e do Sampaio Corrêa no Facebook saíram do ar durante o mês de agosto. Voltaremos a verificar na coleta seguinte referente aos resultados do mês de setembro, a serem divulgados na primeira semana de outubro.
Veja abaixo o levantamento completo:
Fonte: Ibope Repucom