A expectativa era pela estreia de Payet, mas quem entrou no segundo tempo e mudou o jogo contra o Bahia foi Marlon Gomes. O meia, que andava esquecido e não vinha de boas exibições, teve sua melhor atuação sob o comando de Ramón Díaz, foi decisivo para o empate na Arena Fonte Nova e se candidatou a uma vaga entre os titulares.
Desde a chegada da atual comissão técnica, em julho, Marlon não teve muito destaque. Dos sete jogos sob o comando de Ramón Díaz, ele foi titular apenas em um, contra o Bragantino, quando não foi bem e foi substituído no intervalo.
Com o técnico argentino, Marlon sequer entrou em campo em três das sete das partidas e jogou, ao todo, apenas 138 minutos. Os últimos 45, no entanto, neste domingo contra o Bahia, devem mudar a perspectiva de Marlon dentro do elenco. Além de sofrer o pênalti que resultou no gol do Vasco, o jovem de 19 anos mudou a dinâmica da equipe, que dominou o segundo tempo na Arena Fonte Nova.
– Além da mudança de desenho do Vasco no segundo tempo com o Payet entrando por trás de dois atacantes, teve a entrada do Marlon Gomes. Para mim ele deu uma agilidade ao meio de campo, fez o Vasco andar mais rápido, conservar mais a bola e ser agressivo. Tudo isso ajudou a mudar a cara do jogo. O Marlon teve um impacto até maior que o Payet – analisou o comentarista Carlos Eduardo Mansur, no Redação Sportv.
Para o comentarista Rodrigo Coutinho, a titularidade de Marlon Gomes passa pela opção de esquema da comissão técnica. Caso Ramón Díaz opte por repetir o desenho do segundo tempo contra o Bahia, as chances de Marlon ser titular aumentam
– Até para fazer a função que ele entrou fazendo, o Marlon faz melhor que o Praxedes. Defender em losango tem essa questão. Nesse desenho, você precisa de jogadores extremamente ágeis e com capacidade para cobrir uma região grande do campo com velocidade. O Marlon é um meio-campista com essas características. Ele se encaixa muito melhor. Se a proposta do Ramón Díaz for ter esse losango para encaixar o Payet no time, o Marlon vai virar titular do Vasco – comentou Rodrigo Coutinho.
Aos 19 anos, Marlon Gomes, provavelmente, é o jovem do elenco do Vasco que gera mais expectativas, até mesmo de retorno financeiro. Após surgir muito bem e ser titular durante boa parte da Série B no ano passado, o meia foi protagonista na conquista do Sul-Americano sub-20 e teve boa participação do Mundial da categoria, neste ano.
O bom desempenho pela seleção sub-20 despertou a atenção de clubes do exterior, que monitoram a situação de Marlon Gomes. O meia também foi convocado por Ramon Menezes para a seleção olímpica, que fará dois amistosos contra Marrocos. No Vasco, no entanto, Marlon ainda não conseguiu engatar uma boa sequência na atual temporada.
Fonte: Ge