Ex-Vasco, Volante Souza decide clássico contra o Galatasaray no último minuto e vibra com o feito

O relógio apontava 45 minutos do segundo tempo em um dos maiores clássicos do mundo. O placar estava 0 a 0, os torcedores aflitos pelo apito final. Até que um cruzamento da direita foi justamente na cabeça de Souza, que colocou para o fundo da rede e garantiu a vitória por 1 a 0 do Fenerbahçe sobre o Galatasaray, no domingo passado, pelo Campeonato Turco. Um momento mágico, que coloca o volante brasileiro em outro patamar para a torcida do Fener, que olha de outra forma que marca no maior rival. A sensação? Inexplicável! A fase? Ótima: três gols nos últimos três jogos. A expectativa? Encerrar a temporada com um título, e a chance vem da Copa da Turquia. Nesta quarta-feira, o jogador estará em campo mais uma vez para defender sua equipe contra o Istanbul Basaksehir, na partida de ida da semifinal.

A Turquia é um país de torcidas fanáticas pelo futebol. Fanatismo esse que chega às vezes ao extremo, é cativante e perigoso. Mas que rende uma idolatria pouco vista em outros centros aos jogadores brasileiros. Casos de Alex, no Fenerbahçe, e até Felipe Melo, no Galatasaray. O hoje volante do Palmeiras já revelou que mal podia caminhar pelas ruas de Istambul, porque vinha torcedor de todos os lados para abordá-lo e pedir fotos e autógrafos. Souza sonha com o mesmo caminho, e garante que o gol decisivo no clássico foi um passo importante. Foi seu primeiro gol e clássicos, mas o sexto em 38 jogos nesta temporada. Seu melhor número na carreira.

Josef de Souza (@souza5): “Gol attığım için büyük mutluluk yaşıyorum” | http://www.fenerbahce.org/detay.asp?ContentID=55467 

– Esse gol vai entrar para a história da minha carreira, já entrou para a história do Fenerbahçe. Porque aqui cada clássico é um jogo que fica para a história, e do jeito que foi, na casa do adversário, no último minuto… Vai entrar para a história, fico muito feliz por fazer parte disso. Apesar de não estarmos brigando pelo título (da Liga Turca), tanto o Fenerbahçe quanto o Galatasaray, há uma disputa interna muito grande para que um fique na frente do outro, e ainda é o maior clássico aqui em Istambul. Então fico muito contente de participar de um clássico como esse, fazendo um gol tão importante que garantiu nossa vitória. Estamos quatro pontos na frente do Galatasaray, vamos manter para que a gente consiga no mínimo o segundo lugar para disputar a Champions League – afirmou Souza em entrevista ao GloboEsporte.com.

Souza garante que a ficha pela importância do gol só caiu após a partida. Redes sociais, festa nas ruas, torcida enlouquecida. O brasileiro revela que sonha fazer pelo menos um pouquinho do sucesso que Alex teve no Fenerbahçe, considerado um dos maiores ídolos da história do clube e do futebol turco.

– Depois do jogo, as redes sociais bombaram. Eles têm um ditado aqui que o jogador só fica marcado na história do clube a partir do momento que ele faz gol no Galatasaray. Então já posso considerar que vou ficar na história do clube por ter feito esse gol. Não existe preço, dinheiro ou palavras que possam explicar o que eu vivi naquele momento em que fiz o gol. Estou muito feliz por isso, quero fazer mais para cada vez mais deixar meu nome marcado aqui. Tenho um carinho muito grande pelo Alex, sempre falam dele aqui. É uma referência aqui. E quando cheguei eu disse que se chegasse pele menos em um terço do que o Alex fez aqui na Turquia, eu já estaria muito feliz. Estou caminhando, aos poucos tenho conseguido meu espaço. Espero um dia poder chegar nesse um terço.

Política na Turquia, suicídio de jogador de time rival, atentados no país, futebol turco e momento da seleção brasileira. Confira abaixo a entrevista com o volante brasileiro Souza, do Fenerbahçe, que já passou por Vasco, Grêmio, São Paulo e Porto.

IDOLATRIA POR BRASILEIROS NA TURQUIA

Alex, um dos grandes ídolos do Fenerbahce, tem até estátua na Turquia (Foto: Márcio Iannacca)

Alex, um dos grandes ídolos do Fenerbahce, tem até estátua na Turquia (Foto: Márcio Iannacca)

– Eles têm um carinho muito grande pelos brasileiros, pela história que deixaram no clube. É claro que é outra época, outro momento. O Fener era muito respeitado, campeão de tudo. Isso fez com os jogadores brasileiros que jogaram aqui ficassem para a história. Todos eles são muito lembrados aqui. Hoje, apesar de não ser o mesmo momento, eu tento dar o meu melhor no clube, sempre, para que eu também fique na história do clube. É a segunda temporada que venho jogando com frequência, a equipe oscila muito, estamos em terceiro, mas tive uma regularidade boa e jogando sempre. Os gols estão saindo, o que tem ajudado a me dar mais visibilidade para entrar na história do clube. Espero continuar assim até o fim do campeonato.

FALTA DE RESULTADOS NAS LIGAS EUROPEIAS

Os três pincipais clubes turcos, Fenerbahçe, Galatasaray e Besiktas, investem muito no futebol com contratações e infraestrutura. Mas o desempenho em torneios continentais ainda não é satisfatório. Souza revela que a mentalidade está mudando no futebol turco, os investimentos aumentando, e que em breve alguma equipe turca vai brilhar em competições europeias. Ele acredita que o primeiro passo será conquistar a Liga Europa.

Jeremain Lens lamenta eliminação na Liga Europa para o  Krasnodar (Foto: Getty Images)

Jeremain Lens lamenta eliminação na Liga Europa para o Krasnodar (Foto: Getty Images)

– O futebol turco tem suas três grandes forças, Fenerbahçe, Besiktas e Galatasaray. Sempre uma dessas equipes acaba chegando um pouco longe na Liga Europa. Mas, realmente em relação aos títulos falta algo a mais. Tem evoluído muito, os jogadores têm vindo porque tem sido um bom mercado, jogadores de qualidade. Acredito que em breve os times turcos estarão brigando na Liga Europa por semifinais e títulos. Creio que estarão disputando títulos europeus. Os times têm evoluído, a mentalidade está evoluindo. A infraestrutura da Turquia está evoluindo, tenho certeza que em breve equipes turcas estarão disputando títulos de Liga Europa e chegando um pouco mais longe na Liga dos Campeões.

SEM CHANCES NA LIGA TURCA, A COPA É A MENINA DOS OLHOS

– Todos nós que jogamos no Fenerbahçe sabemos que a temporada não foi a melhor. Um clube grande como o Fener, quando não ganha um título, a temporada não valeu muito a pena. Então, precisamos vencer a Copa, apesar de ser um jogo difícil fora de casa. É contra o (Istanbul) Basaksehir, que está em segundo no Turco, e na próxima semana teremos o jogo de volta na nossa casa. Precisamos vencer para poder alegria para essa torcida que tanto nos ajuda, que nos abraçou. E eu também, preciso muito desse título para consolidar meu nome aqui na Turquia. Ano passado deixamos escapar na final, perdemos, mas temos uma nova oportunidade de chegar nesse ano e vencer. Cada título tem sua importância e fica para a história do clube. Vamos para o jogo de amanhã muito concentrados, reconhecendo a qualidade do adversário, mas aqui é Fenerbahçe.

ATENTADOS E TENTATIVA DE GOLPE NA TURQUIA

Atentado terrorista aconteceu perto do estádio do Besiktas, rival do Fener (Foto: Murad Sezer/Reuters)

Atentado terrorista aconteceu perto do estádio do Besiktas, rival do Fener (Foto: Murad Sezer/Reuters)

– Sobre a política do país, não entro muito nesse mérito. Até porque tenho vivido dias muito bons aqui na Turquia. Dias que, infelizmente, não tenho oportunidade de ter no Brasil. Por questões de assaltos, problemas que acontecem no dia a dia, e aqui a gente não tem. Temos sim problemas, muito raros, de atentado. Isso nos assusta no momento, mas passam dois, ou três meses e cai no esquecimento. O povo vive a vida normalmente, o clima político aqui… Teve a votação há pouco tempo, o referendo, e não mudou nada na rotina do país. Vivo muito bem, muito tranquilo aqui em Istambul. Espero viver um dia no Brasil com a tranquilidade que eu vivo aqui para poder criar meus filhos.

REFERENDO QUE GARANTIU MAIS PODERES AO PRESIDENTE RECEP TAYYIP ERDOGAN

– Dá para separar o futebol da política e viver muito bem aqui na Turquia. Não mudou muito a rotina do país. Eles têm uma confiança muito grande no atual presidente, e por isso deram esse aval para ele poder comandar o país do jeito que ele quiser. Não vemos nenhuma mudança no dia a dia, nós que estamos aqui sabemos como é viver na Turquia. Espero continuar vivendo esse momento bom na Turquia, tanto no futebol quanto na vida pessoal.

– Acompanhei, recebi a notícia com muita tristeza. Primeiro porque é um ser humano, e quando tira a própria vida é uma notícia que deixa todo mundo triste. A vida é tão curta, bela, e quando a gente decide por si só tirar esse pouco tempo de vida é porque estávamos passando por algo muito difícil. E depois por ser um companheiro de profissão, ainda mais que acabamos nos enfrentando algumas vezes aqui na Turquia nos dois duelos que tivemos essa temporada. Recebi a notícia com muita tristeza, mas bola para frente, torcer para que familiares e amigos de clube se recuperem o quanto antes, para que possam dar continuidade ao sonho que ele tinha de ser um grande jogador de futebol. E estava realizando esse sonho podendo jogar em uma grande liga, que era a Liga Turca

SELEÇÃO, UM SONHO AINDA POSSÍVEL? FOI CONVOCADO POR DUNGA, AGORA TITE JÁ TEM VAGA NA COPA E UMA BASE FORMADA

– Sobre Seleção, fico muito tranquilo. Foi fazendo o meu trabalho no São Paulo que acabei chegando com o Dunga. Continuo aqui fazendo meu trabalho tranquilamente, e se pintar a oportunidade de voltar a ser convocado vou com muito amor e carinho porque é um orgulho para todos nós poder vestir essa camisa. E sei que existem jogadores competentes, o Tite tem feito um ótimo trabalho na Seleção. Creio que vai dar conta do recado em 2018. Estamos aqui torcendo, se um dia voltarmos a ser convocado será uma grande alegria. Estou muito feliz no clube, apesar de ser um clube de um país muito visado, através de redes sociais e até pela mídia, a gente consegue passar um pouco do que acontece aqui.

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorVasco planeja até dois jogos-treinos durante preparação para Brasileiro
Próxima NotíciaMilton quer pinçar “meia dúzia” da base do Vasco. Conheça os pretendentes