Muito criticada no início da temporada, a defesa do Vasco foi responsável pela classificação do time para a final da Taça Rio ao não levar gols e garantir o empate contra o Flamengo. A evolução do setor tem a ver com a chegada do técnico Milton Mendes, que organizou a equipe taticamente.
O Cruz-Maltino levou apenas dois gols nos últimos seis jogos, cinco deles com Milton, que ainda não perdeu. Vale lembrar que eles foram no clássico contra o Flamengo, pela quinta rodada do segundo turno, quando o time já estava jogando com um a menos após a expulsão de Luis Fabiano.
Um dos fatores para o sistema defensivo ter melhorado foi o ajuste tático da equipe. Hoje o Vasco joga de forma mais organizada, com as linhas mais compactas. Isso tem resultado em pouco sustos durante as partidas no Carioca.
Um dos problemas que deixava a zaga exposta também foi resolvido: a falta de pegada no meio-campo, muito por conta da chegada de Jean. Ele é o líder de desarmes do campeonato e vem se destacando pela raça.
Milton costuma dizer que o sucesso defensivo passa pela entrega na marcação do time inteiro e isso tem sido visto nos jogadores. O Cruz-Maltino é o que tem mais desarmes no Estadual, com 196 no total. Por isso, o treinador prefere elogiar toda a equipe pela evolução na zaga.
– Nossos sistemas defensivo, de meio-campo e ofensivo estão de parabéns. Jogamos o futebol total. Nós tomamos poucos sustos – comentou o comandante vascaíno.
Vivendo bom momento, Rafael Marques exalta sequência
Um dos responsáveis pela evolução da zaga do Vasco é Rafael Marques. O
zagueiro assumiu a titularidade com a lesão de Luan e vem jogando bem.
Ele diz que está feliz com a sequência no time e que vem trabalhando para
dar conta do recado.
– Fico feliz pela sequência. Acho que para um jogador mostrar o seu verdadeiro valor, precisa disso. Infelizmente com a operação do Luan, não
era o que eu queria, mas aconteceu, eu recebi essa sequência e venho demonstrando meu trabalho simples e objetivo, me dedicando no meu dia a
dia para chegar no jogo e dar conta do recado – disse o defensor.
Rafael acredita que vem substituindo bem Luan, que trocou o Cruz-Maltino pelo Palmeiras. Segundo ele, isso é uma grande responsabilidade pelo potencial do jovem e o que ele representa para o clube.
– Acho que substituindo a altura o Luan, o jogador que ele foi para o Vasco. Estou feliz pelo meu momento. Estou muito feliz mesmo em vestir essa camisa – comentou.
Fonte: LANCENET!