Voltando à primeira divisão do Brasileirão, o Vasco ainda busca alguns nomes para fortalecer o elenco nesta temporada, até agora apenas Escudero e Muriqui foram anunciados. Plantel ainda causa desconfiança na torcida e em boa parte da imprensa brasileira. Mesmo com toda a discussão em tordo da qualidade técnica do time, cruz-maltino ainda mostra alguns bons nomes que podem desequilibrar em 2017.
Veja a análise do elenco de acordo com os nomes confirmados pela diretoria do clube:
Goleiros: Sem sobras de dúvidas, Martín Silva é um dos melhores goleiros em ação na América do Sul, até por isso é nome fixo nas convocações da Seleção Uruguaia. Os jovens Jordi e Gabriel Félix ainda precisam amadurecer, mas são vistos com bons olhos para o futuro. O outro jovem João Pedro está fazendo boas apresentações na Copa-SP e pode ser promovido.
Zagueiros: Causa de muita insegurança no segundo turno da Série B, a defesa vascaína se mantém a mesma para 2017. Luan é o único nome que agrada aos olhos da crítica, enquanto Rodrigo e Rafael Marques ainda precisam reencontrar o melhor futebol. A quarta opção seria o garoto Jomar, que recentemente renovou o contrato, mas que ainda precisa amadurecer. Nos últimos dias o jovem Ricardo Graça treinou com o elenco principal e agradou o comandante Cristovão Borges, podendo ser efetivado entre os profissionais.
Laterais: Talvez o setor mais carente de todo o elenco, as laterais contam com os destros Madson e Yago Pikachu, que apresentaram um futebol apenas regular em 2016, e também com os canhotos Henrique e Alan Cardoso, considerados ainda muito inexperientes – ainda mais depois da dispensa de Júlio César na última semana. Diretoria cruz-maltina sondou Moisés, que pertence ao Corinthians e esteve emprestado ao Bahia na última Série B.
Volantes: Há muito tempo causando problemas aos treinadores vascaínos, os volantes se mantém os mesmos da última temporada – com exceção de Diguinho, que foi dispensado. Douglas Luiz é talvez o único que agrade a torcida, só que perderá o início de temporada por servir a Seleção Brasileira Sub-20.
Meias: Comandados pelo maestro Nenê, os meio-campistas do Vasco não são considerados um dos maiores problemas para Cristovão Borges. A equipe ainda se reforçou com o argentino Escudero no final do ano passado, e o elenco conta também com os garotos Matheus Vidal, Guilherme Costa e Evander, que podem ser mais utilizados nesta temporada.
Atacantes: Reforçado pelo experiente Muriqui, o ataque ainda necessita ser reforçado para o restante do ano. Éder Luís, Thalles e Éderson alternaram altos e baixos e causam dúvidas na torcida. Caio Monteiro fecha o setor, só que ainda necessita de mais oportunidades.
Fonte: Torcedores.com