Com falhas no gramado, problema na cobertura e apresentando até mesmo a falta de cadeiras nos locais destinados ao público, o Maracanã parece cada vez mais destinado ao esquecimento e ao abandono, em pleno Campeonato Carioca, do qual ele vem sendo a sede principal desde a edição de 1950. Uma prova? Rubens Lopes, presidente da Federação de Futebol do Rio, já antecipou que o clássico entre Vasco e Fluminense, previsto para o dia 29, na rodada de abertura do grupo principal, será no Estádio Nilton Santos, o Engenhão.
Rubens Lopes admitiu que o regulamento do campeonato estabelece que clássicos, semifinais e finais devam ser jogadas no Maracanã, mas com uma ressalva, a de que se necessário, esses jogos poderão ser transferidos para o Engenhão.
Administrador do Engenhão, inaugurado pela Prefeitura para os Jogos Pan-Americanos de 2007,
o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira disse que o estádio estará aberto aos clássicos, com a divisão de torcidas meio a meio, e não com 90% de torcedores de clube o restante do outro.
Depois de ter sido palco da final da Copa do Mundo de 2014 e das cerimônias de abertura e de encerramento da Olimpíada e da Paralimpíada, além da final do futebol olímpico, em que o Brasil finalmente conquistou o ouro, o querido Maraca vem sendo alvo do descaso e de uma disputa entre o Consórcio que o administrava, o Governo do Estado, que não o quer de volta, e clubes que querem facilidades demais para poderem assumi-lo. Enquanto isso, um dos estádios mais famosos do mundo e um dos mais emblemáticos pontos turísticos do Brasil vai perdendo sua cor e sua forma, para se transformar num improvável elefante branco.
Ano passado, quando o estádio estava em obras para a Olimpíada, o público carioca assistiu pela primeira vez a uma final de Taça Guanabara fora do Rio. Em Manaus, com os mesmos Vasco e Fluminense. Lá, o time de São Januário fez a festa, na Arena Amazonas, onde também ganhou do Flamengo numa das semifinais. As partidas finais do Carioca foram no Maracanã, entre o Botafogo e o Vasco, que ficou com a taça de bicampeão.
Fonte: SPORTV