Liderada por Flávio Tênius, que hoje comanda as atividades na equipe principal, a reunião teve como objetivo o compartilhamento de informações dos jovens que defendem os times de base. Num segundo momento, os profissionais começaram a discutir metodologias de trabalho, em especial a normatização da nomenclatura dos fundamentos.
– Esse primeiro encontro serviu para que todos pudessem se conhecer e saber o que cada um faz em sua categoria. Um clube como o Vasco, que possui treinador desde a categoria pré-mirim, tem obrigação de formar goleiros. Essa troca de informações é muito importante, até mesmo para direcionarmos o trabalho para uma única linha. Me coloquei à disposição de todos. Em nossa próxima reunião, iremos discutir mais profundamente a nomenclatura dos fundamentos, para que o garoto não sinta diferença quando subir de categoria – afirmou Flávio Tênius.
Além de bater um papo com treinadores, Flávio Tênius observou de perto alguns jovens arqueiros do clube durante as atividades que antecederam o jogo contra o Boavista. Tiveram a oportunidade de trabalhar com o experiente profissional os goleiros do sub-20, Gabriel Félix e Yuri Duarte, e os do sub-17, João Pedro e Alexander Lucena.
Para Fábio Raulino, coordenador do setor de formação de goleiros, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Vasco está no caminho certo. O profissional afirmou que o Gigante da Colina não está só preocupado em revelar grandes goleiros, O objetivo do cruzmaltino também é o de formar profissionais capacitados e que ajudem no desenvolvimento do setor.
– Vejo com muita importância essa integração entre os preparadores de goleiros. Isso só nos dá a certeza de que clube pensa não só na formação dos goleiros, mas também na dos profissionais envolvidos neste processo. Nos reunimos semana passada com o Flávio Tênius e discutimos algumas questões pertinentes à essa formação. Estou certo de que estamos no caminho certo – disse o coordenador Fábio.
Goleiros da base comemoram oportunidade de treinar no time de cima:
Gabriel Félix (sub-20): “Está sendo uma fase de muito aprendizado. Ano passado tive a oportunidade de passar um período no profissional e foi muito bom. Agora também está sendo, pois estou tendo a oportunidade de trabalhar com o professor Flávio, que revelou grandes goleiros, como o Jéferson. Ele é um excelente profissional”.
Yuri Duarte (sub-20): “Foi uma semana excelente e muito produtiva. O professor Flávio é um profissional experiente e que exerce uma liderança positiva durante o trabalho. Pude aprender bastante com essa experiência. Vou seguir dando o meu melhor para participar de outros treinos do time profissional”.
Alexander Lucena (Sub-17): “Foi muito bom trabalhar com o professor Flávio Tênius. Ele é um profissional muito competente. Por ser um goleiro de base, me sinto abençoado por ter sido chamado para treinar com ele. Ser observado pelo treinador que revelou grandes goleiros é um honra”.
João Pedro (sub-17): “Graças a Deus tive a chance de treinar ao lado de excelentes profissionais, como é o professor Flávio. Ele me passou dicas que ajudarão na minha evolução como atleta. Vou continuar trabalhando no juvenil para no futuro receber novas oportunidades como essa”.
Fonte: VASCO.com.br