Desde que o Campeonato Brasileiro por pontos corridos teve início na Série B, em 2006, o Vasco pode se tornar o segundo time campeão da Série A com mais dificuldade para voltar à Primeira Divisão. O primeiro é o Atlético-PR, que só voltou na última rodada em 2012.
Em 2009, o Cruzmaltino confirmou o acesso à elite na 34° rodada ao derrotar o Juventude, e ganhou o título da Segunda Divisão daquele ano, o que já não será possível dessa vez.
A antecedência foi a mesma do Coritiba, campeão em 2007 e 2010. Aliás todos os campeões nas edições anteriores da Série B, levando em conta apenas os pontos corridos, subiram antes do Vasco. O “pior” até então havia sido o Atlético-MG em 2006, subindo na 36° rodada.
No ano passado, o Palmeiras subiu na 32° rodada, assim como o Corinthians, em 2008. Para o técnico Joel Santana, a dificuldade da competição foi maior para o Vasco, porque era o adversário a ser batido.
— É um jogo que vale como campeonato. Vamos ter que ter cuidado, não entrar em euforia. Já ganhei e perdi título aos 90 minutos. Quem joga pra empatar pode perder — disse o técnico, que não cogitou ter que decidir na última rodada com o Avaí.
— Vai deixar para depois porque? Já está todo mundo na bola sete. É a oportunidade de finalizar em casa.
Fonte: Extra