Antiqueda ou pró-acesso: trio de zaga reaparece com nova derrota no Vasco

Comemoração do Ceara contra o Vasco (Foto: Reprodução / Site Oficial do Ceara)

 

Na derrota por 2 a 0 para o Ceará, em Fortaleza, a surpresa na escalação de Joel Santana veio em forma de três zagueiros. Com a volta de Rodrigo depois de lesão, o treinador decidiu manter Anderson Salles no setor. Luan ficou do lado direito, o experiente zagueiro centralizado e o outro defensor na esquerda. Durante 30 minutos, o Vasco até dominou a partida, mas levou dois gols de bola parada que praticamente decretaram a sexta derrota na competição. Um ano depois, Joel adotou sistema de jogo parecido, com ideia e resultados semelhantes, a que Adilson Batista tentou na reta final para evitar rebaixamento no ano passado.

O ex-treinador do Vasco escalou Jomar, Cris e Renato Silva contra o Grêmio e Corinthians, nos dias 13 e 17 de novembro. Nas duas partidas, o time até conseguiu se defender bem, mas pouco ameaçou. Contra os gaúchos – o zagueiro Rodholfo marcou de cabeça – derrota por 1 a 0. Em São Paulo, contra o Corinthians – com Luan na vaga de Jomar -, empate por 0 a 0.

Anteriormente, a mudança tática de Joel quando atuava fora de casa era colocar três volantes no meio. Dessa vez, no entanto, após algumas – poucas, é verdade – observações, o técnico escolheu manter Anderson Salles e entrar com Luan e Rodrigo. O treinador viu uma equipe bem organizada, mas lamentou a falha onde não podia existir – em bolas paradas.

– Eles (os três zagueiros) não jogaram mal – avaliou Joel.

Para o treinador, até sair o gol aos 31 minutos, a defesa cumpria bem seu papel e o Vasco tocava a bola procurando espaços no campo adversário. Ele lembra que preparou a equipe para evitar as bolas altas e as jogadas de perigo com até mais de quatro homens do Ceará na área vascaína. Mas o efeito do trio se desmoronou com o primeiro gol cearense.

– A gente estava jogando bem. Mas aí o cara chuta uma bola e faz o gol. Depois, tivemos a bola para empatar o jogo e não empatamos. E o cara bate a falta, pega na cabeça de um e desvia. Quer dizer: tem coisas no futebol que o resultado não mostra. E olha que eu estava com a defesa alta, com a defesa bem postada. Vim com medo da bola alta, porque eles jogam sempre com Magno Alves e Bill dentro da área, tem outros dois que sobem na área sempre também. Podia tomar gol de tudo, menos de bola parada. Pior que tomei dois – lamentou Joel.

Para a partida contra o Vila Nova, o técnico não terá Diego Renan na lateral esquerda, que está suspenso com três cartões amarelos. Marlon e o garoto Lorran disputam a posição. No meio de campo Aranda, também suspenso, pode dar a vaga para Pedro Ken, se estiver recuperado de lesão, Fabrício ou até Dakson, em esquema mais ofensivo.

Fonte: GloboEsporte.com

Notícia anteriorJoel adota discurso de cautela sobre acesso e pede Vasco "estrategista"
Próxima NotíciaEurico garante: "Juro, até morrer, que o Vasco nunca mais vai cair"