Vivendo altos e baixos na Série B, o Vasco é o terceiro colocado com 56 pontos, atrás do líder Joinville e a Ponte Preta. Caso não retorne à elite em 2015, o Cruz-maltino quebrará uma tendência na divisão de acesso registrada desde 2006. Segundo o jornalista Jorge Luiz Rodrigues, de “O Globo”, todo time que alcançou a mesma pontuação da equipe vascaína na terceira posição conquistou a vaga na elite. O período refere-se aos últimos oito anos, quando o sistema de pontos corridos passou a vigoriar.
– O Vasco está bem atrasado, com dez pontos a menos que o Joinville. É uma campanha decepcionante e triste para o Vasco lembrando o acesso de 2009. Aquela campanha do “sentimento não pode parar”. Mas os números mentem. Tem um número interessante: toda vez em que o terceiro colocado chegou à 32ª rodada com 56 pontos jamais deixou de subir. Que o Vasco faça o seu dever de casa – disse no “Redação SporTV”.
O Joinville, que superou o Sampaio Corrêa nesta terça-feira, no Maranhão, já garantiu o acesso com 66 pontos. A Ponte Preta enfrenta o Bragantino neste sábado e também pode se classificar antecipadamente caso triunfe, já que o Avaí empatou em 0 a 0 com o Oeste.
O Vasco encara o ABC neste sábado, no Maracanã, pela 34ª rodada. O duelo acontece às 16h20 (de Brasília). Em seu primeiro descenso, em 2009, o time carioca foi campeão da Série B com 76 pontos. O acesso foi garantido com quatro rodadas de antecedência, em uma vitória sobre o Juventude.
Fonte: SPORTV