Conversei com o arquiteto responsável, João Sousa Machado, para conhecer melhor a ideia e tive acesso aos detalhes do projeto (veja nas fotos abaixo). Confira a entrevista:
Garone – Como viabilizar financeiramente este projeto?
João – O Julio é um cara muito pé no chão e pediu para que fizéssemos de uma maneira que fosse autofinanciável. Construiremos 9 mil metros quadrados de lojas, que serão alugadas. Este dinheiro, assim como o de alugueis de camarotes e venda de cadeiras, financiarão grande parte da obra. Valorizaremos o espaço, o metro quadrado, e lucraremos com isso.
Garone – Quanto tempo levaria para a conclusão da obra e o que seria alterado na estrutura?
João – É um projeto que tende a durar cerca de três anos, mas podemos fazê-lo por partes. Manteremos as sociais, mas trocaremos as colunas, que atrapalham a visão do torcedor, não mexeremos na fachada, que é histórica, mas todo o resto será ampliado. Fecharemos o anel, mas sem mexer na capela e na piscina. Fizemos um projeto bem vertical, para usarmos melhor o espaço que temos. Serão criadas também 880 vagas para carros e o entorno do estádio se tornará uma grande praça para a torcida. O vascaíno tem por tradição confraternizar nos arredores até minutos antes do jogo e nós queremos manter isso, mas dando mais conforto e segurança também do lado de fora.
Garone – Algum estádio serviu de inspiração?
João – Nós procuramos, lá fora, estádios que tivessem essa ideia de ‘caldeirão’, com a torcida próxima, mas também com conforto. E um que nos chamou a atenção foi o do Boavista, de Portugal. Ele tem capacidade para 32 mil espectadores e se assemelha muito ao espaço que temos hoje em São Januário. É um projeto que atende ao padrão da FIFA, mas que não tira as características do local.
Garone – Para quanto iria a capacidade do estádio?
João – São Januário passaria a ter uma capacidade, com padrão FIFA, para 30.590 torcedores. Com a ampliação e melhorias na área, o local voltará a ter capacidade para receber grandes partidas.
VEJA AS FOTOS DO PROJETO(Crédito: Divulgação)