A semana que se inicia será de muita tensão no Vasco. A série de quatro jogos sem vencer na série B – duas derrotas e dois empates – já seria suficiente para deixar o clube em estado de alerta, mas é fora das quatro linhas que o ambiente fica ainda mais tumultuado. Restando pouco mais de uma semana para a eleição presidencial, o clima é pesado nos bastidores de São Januário.
As trocas de ofensas e ameaças graves no período de campanha fizeram até mesmo a Polícia Militar solicitar à Federação do Rio de Janeiro a transferência do próximo jogo – Vasco x ABC – para o Maracanã, temendo incidentes no estádio do clube.
Já reconhecendo o amplo favoritismo de Eurico Miranda na votação, a oposição se articula como pode para tentar impedir um retorno do polêmico ex-presidente ao poder. As conversas, no entanto, não têm sido das mais amistosas.
Após o recadastramento de sete mil associados, as chapas lideradas por Roberto Monteiro e Júlio Brant veem Eurico com quase 50% dos votos válidos da eleição, mas sofrem para costurar uma sonhada aliança e superar Miranda.
Na última semana, os dois grupos se encontraram, mas as conversas não avançaram. Monteiro não abre mão de ser o “cabeça” de uma possível nova candidatura. Boa parte do grupo de Júlio Brant, no entanto, apresenta grande rejeição ao nome do líder da outra chapa. Com isso, a chance de união se torna mínima. Ao mesmo tempo, os grupos entendem que não há chance de tirar Eurico sem aliança da oposição.
Tentanto não perder tempo, Júlio Brant vai captando o apoio de outras chapas menores. No último final de semana, o candidato, que é apoiado pelo ídolo Edmundo, fechou a união com três candidatos: Nelson Rocha, Tadeu Correia e Eduardo Nery. Os três grupos, no entanto, não seriam suficientes para bater Eurico.
Nesta segunda-feira, mais um capítulo da corrida política será escrito. As chapas de Eurico Miranda e Júlio Brant realizam suas últimas convenções, a partir das 19h30, em dois clubes do bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro.
Enquanto Eurico tenta, mais uma vez, mostrar sua força e lotar o salão reservado para o evento, Brant buscará, através de Edmundo, angariar votos de eleitores vascaínos indecisos.
Em campo, o time do técnico Joel Santana tenta se manter afastado da corrida eleitoral e das polêmicas nos corredores de São Januário. Nesta segunda-feira, às 16h, o time inicia a preparação para o jogo contra o ABC em treino marcado para o CFZ, CT de Zico longe da sede do clube. Assim será também na terça. A tendência é que o Cruzmaltino treine em seu estádio apenas na quarta e na quinta-feira.
E o grupo de jogadores não esconde a preocupação com a semana que promete ser agitada: “Serão dias bastante complicados. Queremos pedir para termos uma semana tranquila. Não tem jeito, é trabalho, trabalho e trabalho”, frisou o zagueiro Luan, dando o tom dos dias que se aproximam.
Fonte: UOL Esportes