De acordo com aliados de Brant, a empresa que fez a prévia dos votos doou R$ 21 mil para a campanha de Roberto para vereador do Rio de Janeiro, em 2012. Além disso, o dono da companhia é membro do time de conselheiros que apóia Monteiro.
Procurado, Roberto rechaça a acusação de falta de credibilidade, afirma que o questionário foi feito no mesmo dia do recadastramento dos associados e que a empresa seguiu uma metodologia séria para a sua realização. Ele confirma a relação de seus apoiadores com o instituto que fez o estudo.
Segundo o jornal O Dia, o candidato da chapa “Volta Vasco”, Volta Eurico tem 31,9% das intenções de voto, contra 27% de Roberto Monteiro. Em terceiro lugar vem Júlio Brant (Sempre Vasco), com 15,8%. Os outros quatro candidatos (Tadeu Correia, Nelson Rocha, Eduardo Nery e Marcio Santos) somam 2,3%.
A pesquisa foi feita pelo Instituto Brasileiro Número Um (IBN) com 1.616 sócios, e realizada entre 16 de setembro e 30 de outubro.
“Eles devem ter bola de cristal para saber que foram manipuladas. Se dizem isso, terão de provar. A pesquisa existiu, foi feita no momento do recadastramento, com metodologia. Fizemos uma pesquisa consultiva, não foi na internet, não foi na por telefone. As pessoas foram consultadas pessoalmente. A pesquisa é real, ela existe. E funciona exatamente assim. Cada grupo contrata o instituto que quer para fazer as pesquisas. O Julio Brant certamente contratou alguém também”, afirmou Monteiro, para a reportagem.
“Pode ter uma contestação dos números, por não ter a isenção devida. Mas a pesquisa é sempre contratada por alguém. A única coisa que refuto a todo momento e quero que fique muito claro é quando se fala em falsidade ou manipulação. Isso não existiu. Não há contestação por parte dos sócios. Vários deles sabem que essa pesquisa foi feita. Apenas o Brant está contestando. O problema é o lugar que ele ficou? Fica parecendo choro de perdedor. Me espanta também você estar me ligando para isso, não sei qual é o interesse jornalístico”, completou.
Brant, por outro lado, diz que foi comunicado por sócios sobre a relação do outro candidato com o Instituto Número Um e que essa é a única pesquisa que mostra que Monteiro está em segundo lugar.
“O sócio do Vasco sabe que a eleição está entre Julio Brant e Eurico Miranda. Todas as outras chapas possuem pesquisas similares e nenhuma mostra os números de Monteiro. O sócio tem o direito de questionar resultados absurdos como esse, mas isso não me afeta nesta reta final, afinal todos sabem que Monteiro está fora da disputa. A permanência da chapa de Monteiro é uma tentativa de fortalecer a chapa de Eurico Miranda”, disse o candidato.
Depois de muita polêmica, troca de acusações e brigas na Justiça, a votação inicialmente marcada para o dia 6 de agosto foi adiada. Hoje, seis candidatos estão inscritos para o pleito do dia 11 de novebro: Eduardo Nery (chapa “Vasco mais que um gigante”), Eurico Miranda (“Volta Vasco! Volta Eurico!”), Julio Brant (“Sempre Vasco”), Marcio Santos (“Vanguarda Vascaína”), Roberto Monteiro (“Identidade Vasco”) e Tadeu Correia (“Vasco passado a limpo”).
Fonte: ESPN.com.br