
A recém-inaugurada Arena da Amazônia receberá o terceiro jogo de sua história nesta quinta-feira, o duelo entre Resende e Vasco, pela primeira fase da Copa do Brasil, às 19h30 (horário de Brasília). O estádio, porém, será testado “quase pra valer” pela primeira vez nos moldes que a Fifa exige para uma partida da Copa do Mundo. Quase porque nem todas as áreas estarão funcionando da forma que ocorrerá no Mundial.
No primeiro evento-teste da Fifa no local, o COL (Comitê Organizador Local) vai avaliar sete pontos de serviço: áreas de competições (gramado), voluntários, limpeza e gestão de resíduos, serviço ao espectador, tecnologia, transporte e segurança. Todos eles terão nesta quinta operação aproximada a um jogo da Copa. No entanto, outras áreas, como operações de imprensa, credenciamento e serviços especiais serão de responsabilidade dos gestores do jogo com apoio do Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.
Até a noite desta terça-feira, 33 mil ingressos já tinham sido vendidos de uma carga total de 41 mil bilhetes à disposição dos torcedores para Resende x Vasco. Nos dois jogos anteriores na Arena da Amazônia, o estádio ainda não estava com a sua capacidade total aberta e o público foi bem menor.
No dia 9 de março, 20 mil pessoas assistiram à inauguração oficial, no empate entre Nacional-AM e Remo, por 2 a 2, pela Copa Verde. Depois, no dia 15, 11 mil torcedores estiveram no 0 a 0 entre Fast Clube e Princesa dos Solimões, pelo Campeonato Amazonense.
Entre os destaques das operações para o jogo da Copa do Brasil desta quinta, estão o fechamento de ruas para a circulação de carros em um perímetro ao redor do estádio. Além disso serão 200 voluntários trabalhando na orinetação do público e cerca de 600 seguranças e stewards atuando na Arena da Amazônia. Ainda não serão utilizados as barreira para pessoas que não tem ingresso e nem serão implantados os detectores de metais.
Na Copa do Mundo, Manaus será sede de quatro jogos, todos pela fase de grupos. O mais aguardado duelo será entre Inglaterra e Itália, pelo Grupo D. Camarões x Croácia, Estados Unidos x Portugal e Honduras x Suíça também jogarão na capital amazonense.
O COL e a Fifa ainda pretendem fazer mais um evento-teste na Arena Amazônia antes do Mundial. Na semana passada, foi divulgada uma lista com as datas dos teste oficiais nas arenas da Copa.
Arena da Baixada: a definir
Arena Amazônia: Resende x Vasco (3/4)
Arena Pantanal: Luverdense x Vasco (26/4)
Arena da Dunas: América-RN x ABC (3/5)
Beira-Rio: Internacional x Atlético-PR (10/5)
Arena Corinthians: Corinthians x Figueirense (17/5)
Fonte: ESPN