
A brincadeira divulgada na capa do EXTRA desta segunda-feira, retratando provocações rubro-negras nas redes sociais logo após a classificação do Vasco para a final do Carioca, causou revolta na torcida vascaína.
Na capa, o EXTRA reproduziu brincadeiras da internet, mas questionando-as com o ponto de interrogação: “Pintou o vice?”. Centenas de torcedores repudiaram a ironia.
— O Vasco é muito grande, tem muita história. O clube e seus milhões de torcedores merecem respeito — disse o presidente Roberto Dinamite, através da assessoria de imprensa.
O clube emitiu nota (leia abaixo os principais trechos). Mas funcionários manifestaram o seu descontentamento na internet.
— Uma falta de respeito com o vascaíno, que acordou classificado para final e não é obrigado a ler gracinha na capa de um jornal — disse Bernardo Pontes, gerente de marketing.
Victor Ferreira, vice-presidente de marketing, manifestou-se pelo Twitter.
“Como um veículo de comunicação respeitado se sujeita a colocar matéria de capa com um conteúdo desrespeitoso? Acho que eles têm que se retratar com o Vasco… Nossa torcida é inteligente e saberá dar a resposta! Contra tudo e contra todos!”.
Pelo Twitter, o torcedor Igor Guilherme se indignou. “É de uma extrema falta de respeito o conteúdo que o Jornal Extra publicou em sua manchete sobre a grandiosa instituição Vasco da Gama!’’.
Outras opiniões:
Camila Assis, torcedora
Como torcedora da instituição CRVG, venho pedir mais respeito com a torcida vascaína. O Vasco é grandioso e tem uma história fascinante.
Matheus Alves, torcedor
A capa do jornal Extra desta segunda-feita foi totalmente desrespeitosa com a instituição.
Bernardo Pontes, gerente de marketing
Uma falta de respeito com o torcedor Vascaíno. Que acordou classificado pra final e não é obrigado a ler “gracinha” na capa de um jornal.
Victor Ferreira, vice de marketing
Como um veículo de comunicação respeitado, se sujeita a colocar uma matéria de capa com um conteúdo desrespeitoso!! Acho que eles tem que se retratar com o Vasco…a nossa torcida é inteligente e saberá dar a resposta! Contra tudo é contra todos!
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA:
O Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG) vem a público por meio da presente, repudiar a citação em destaque do periódico JORNAL EXTRA, veiculada na sua capa principal da edição do dia 31 de março de 2014, intitulada “PINTOU O VICE?” em alusão à nossa centenária instituição e que atinge frontalmente com uma gratuita e desnecessária provocação também, a milhões de apaixonados pelo CRVG.
A nossa instituição sempre procurou pautar sua conduta junto à imprensa, incluso o veículo de comunicação supracitado, pelos preceitos do respeito mútuo e profissionalismo, restando razoável que minimamente, houvesse tratamento similar em relação ao Clube enquanto baluarte do desporto e um dos orgulhos do nosso país, sendo pioneiro em diversas frentes.
Por tal razão, causou estupefação a falta de respeito e conduta desprovida de isenção, ética e profissionalismo demonstrados, pois o referido meio de comunicação optou inexplicavelmente por tentar expor-nos, bem como por extensão voltamos a reafirmar, aos nossos milhões de torcedores apaixonados, em detrimento de seu dever profissional de informar de modo isento e impessoal.
Além dos fatos e motivos já elencados, carece ainda de veracidade a afirmativa utilizada para provocação, tendo em vista que a nossa instituição, em quaisquer levantamentos que sejam feitos de forma correta e isenta, não está na liderança do ranking entre os clubes nas esferas nacionais ou locais, com menos êxito em momentos decisivos. E no caso da disputa pelo título carioca de 2014, a nossa instituição e o nosso adversário, tem números em que prevalece o equilíbrio.
Por fim, o CRVG vem ainda através da presente pugnar por uma retratação oficial por parte do referido periódico, e a partir de agora, um tratamento condizente com sua grandeza e com os ditames básicos do bom jornalismo, de sorte que tal lamentável episódio e exposição não venham a ocorrer novamente, em especial num momento em que se busca a recuperação e valorização do esporte no Estado do Rio de Janeiro, cabendo aos veículos de imprensa uma grande responsabilidade neste contexto, e sendo-lhes imputada de ofício, a obrigação de um tratamento igualitário.
Preservam-se com tais atitudes aqui expressas, a ilibada e gloriosa imagem da nossa centenária e vitoriosa instituição, bem como, do respeito aos milhões de vascaínas e vascaínos.
Fonte: Extra