O primeiro é o criador de jogadas do Vasco, que não vive boa fase no Carioca: ocupa a sétima posição com dez pontos e vem de uma derrota para o Nova Iguaçu por 1 a 0. Guilherme é autor de cinco assistências no campeonato e vive a expectativa de jogar seu primeiro clássico diante do rival no sub-20.
– Nos juniores não tive a oportunidade de jogar contra o Flamengo, ou por lesão, ou porque estava no banco – disse o jogador, que acredita ter mais vitórias do que derrotas nas outras categorias e elege seu jogo mais marcante. – Em 2009, no sub-15, vencemos por 4 a 1 em São Januário. E eu fiz um gol. Esse jogo foi inesquecível.
Ele completa 20 anos no dia 31 de março e afirmou já ter recusado propostas de três clubes europeus (Chelsea, da Inglaterra, Porto, de Portugal, e Bayer Leverkusen, da Alemanha). O objetivo, segundo ele, é subir aos profissionais do Vasco.
– Sempre deixei bem claro isso, até porque sou vascaíno.
Frequentemente convocado para as seleções sub-15 e sub-17, Guilherme deixou de ser chamado para as seleções sub-20. Fato que ele atribui à série de lesões sofridas nos últimos anos.
– Tive problemas no púbis, no joelho e no tornozelo, mas agora estou próximo dos 100% – garantiu.
O Flamengo faz campanha um pouco melhor: é o quarto colocado, com 11 pontos. E aposta em Douglas Baggio, recordista de gols em um ano na base rubro-negra, com 72, marcados em 2012. Recentemente, porém, ele deixou de ser centroavante do time para atuar como segundo atacante, com Darlan como referência na área.
Após o recorde, Douglas Baggio foi o artilheiro do Campeonato Carioca de 2013 com dez gols, ao lado de Yguinho, do Botafogo. Mas depois teve dificuldades para ter uma sequência de jogos.
– No ano passado eu sofri muito com lesões e acredito que isso prejudicou um pouco. Mas agora estou bem, já passou – garante Douglas, que já marcou dois gols neste Carioca sub-20.
Pernambucano, o atacante atuou por sete anos no Santa Cruz, clube do qual é torcedor, antes de se mudar para o CFZ-RJ e depois para o Flamengo. Dos 72 gols marcados em 2012, Douglas Baggio lembra com carinho de um em especial.
– Foi contra o Vasco, em Itaguaí. Vencemos por 4 a 2, e eu fiz um gol de bicicleta, o único que marquei assim na minha carreira até hoje.
Fã de Cristiano Ronaldo (mesmo ídolo de Guilherme), ele diz que pensa em jogar na Europa um dia, mas mostra paciência e pensa primeiro em se firmar como profissional no Rubro-Negro.
– Acho que as coisas precisam acontecer naturalmente, e trabalho todos os dias para estar pronto quando a oportunidade chegar.
No último confronto, ocorrido no dia 30 de janeiro de 2013, o Vasco venceu por 2 a 1, quebrando um jejum de 22 clássicos sem ganhar nos juniores.
Prováveis escalações
Vasco: Gabriel Félix, Richard, Ítalo, Kadu e Lorran; Jonatas Paulista, Márcio, Lucas Barboza e Guilherme; Marquinhos do Sul e Daniel. Técnico: Sorato.
Flamengo: Daniel, Robert, Nícolas, Rafael Dumas e Jorge; Recife, Caio Quiroga, Jajá e Cafu; Douglas Baggio e Darlan. Técnico: Marcelo Buarque.
Confira a classificação do Carioca sub-20 após sete rodadas:
1º Nova Iguaçu: 18 pontos
2º Madureira: 15
3º Botafogo: 14
4º Flamengo: 11
5º Macaé: 11
6º Audax Rio: 11
7º Vasco: 10
8º Fluminense: 10
9º Cabofriense: 9
10º Bangu: 9
11º Boavista: 9
12º Volta Redonda: 8
13º Resende: 7
14º Bonsucesso: 5
15º Friburguense: 5
16º Duque de Caxias: 5
Os jogos da oitava rodada:
Sábado
14h45m – Friburguense x Audax Rio
14h45m – Macaé x Nova Iguaçu
16h – Fluminense x Boavista
16h – Volta Redonda x Madureira
16h30m – Vasco x Flamengo
17h – Cabofriense x Resende
Domingo
10h – Duque de Caxias x
Botafogo
13h45m – Bonsucesso x Bangu
Fonte: GloboEsporte.com