O Vasco saiu na frente aos dois minutos, gol de Pimentel em finalização de média distância. Aos nove, Leandro Gil empatou para o time da casa, que criava mais chances naquele momento. O Cruz-Maltino acordou e voltou a ficar na frente aos nove, com Fabrício Carvalho, em chute frontal.
Aos 20, Cazuza ampliou para 3 a 1, dando a impressão de que a vitória parcial estava bem encaminhada. Ele não contava, porém, que Rodrigo diminuria logo após a saída de bola, recolocando o Porto Real na partida. Aos 23, Pedrinho ameaçou passe, enganou dois jogadores e ficou livre para marcar o quarto gol vascaíno. Ainda deu tempo para Haroldo, volante que passou pelo futebol profissional do Vasco em 2001/02, diminuir, fechando o placar da etapa em 4 a 3.
Inspirado, Pedrinho passou a fazer a diferença no segundo tempo. Aos quatro, ele marcou o quinto gol vascaíno. Rodrigo ainda diminuiu aos oito, após driblar Alex Pinho e Fabrício Carvalho, mas Pedrinho voltou a balançar a rede aos 11, depois de assistência de Pimentel: 6 a 4.
A vantagem do Vasco seguiu aumentando. Aos 14, Pedrinho serviu Zada, e ele não desperdiçou. No minuto seguinte, Léo Guerra ampliou para 8 a 4, deixando a vitória praticamente sacramentada. Demonstrando cansaço, o time cruz-maltino adotou uma postura mais retraída nos minutos finais. O Porto Real ainda desperdiçou dois tiros livres, não conseguindo diminuir a diferença até o apito final.
Escalações:
Vasco: Azul, Pimentel, Alex Pinho, Fabrício Carvalho, Zada e Pedrinho. Entraram: Cerezo, Maciel, Léo Guerra, Géder e Cazuza. Técnico: Paulinho Pereira.
Porto Real: Léo Flores, Leandro Gil, Daniel, Esquerdinha, Douglas Silva e Fabiano. Entraram: Betinho, Haroldo, Rodrigo, Leonardo e Dentinho. Técnico: Beto Porto