Recentemente, Marcos Vinicius foi saber que o seu filho Juninho, hoje com um ano e seis meses, nasceu no dia (22 de julho de 2012) em que se comemorava os 14 anos do famoso “Gol Monumental” – contra o River Plate, pela semifinal da Libertadores de 98 –, e marcado justamente pelo Reizinho.
– Sempre fui fã do Juninho. Já tinha a ideia de colocar esse nome, mas minha esposa queria Juan. Pensei em Juan Román Riquelme, mas um rival tentou contratar e pensei: “Agora, é Juninho!”. Mas só no ano passado descobri que ele nasceu no dia do aniversário do gol contra o River, um dos mais importantes da história do clube – revela Marcos ao LANCE!Net.
Morador de Jacarepaguá e autônomo, o pai de Juninho Pernambucano trabalha como ambulante ao lado da esposa, Simone Oliveira, também de 37 anos, que, à princípio, não gostou do nome, mas aceitou as escolhas do patriarca da família.
Humilde, sonhador e, assim como todo pai que gosta de futebol, Marcos espera que Juninho Pernambucano siga a carreira de jogador:
– Se ele tiver o dom de jogar bola, gostaria muito que ele tivesse a oportunidade. Seria indescritível o ver entrar em campo. Aí eu vou chamar os amigos para um churrasco na laje (risos) – planeja Marcos, que não esconde o desejo de conhecer o agora ex-jogador do Cruz-Maltino:
– Ter esse encontro é um grande sonho e também para ele saber que realmente tem um Juninho Pernambucano. Quero ainda tirar fotos para depois mostrar ao meu filho quem era este grande ídolo.
JUNINHO NÃO VAI ‘VIRAR A CASACA’
Mesmo que Juninho Pernambucano ainda não entenda de futebol e muito menos a origem do seu nome, ele não tem opção em “virar a casaca”.
– Impossível ele trocar de lado. Aqui é ditadura como Eurico, na lei da mordaça. É Vasco e acabou – garante Marcos Vinicius.
Nem mesmo a possibilidade do filho sofrer “bullying” quando começar a frequentar a escola, fez com que Marcos Vinicius mudasse de ideia.
– Quando registrei o nome dele, muita gente veio me falar de “bullying”. Mas tenho muitas matérias guardadas sobre o Juninho. Ele vai entender que esse nome é em homenagem a um dos maiores ídolos do Vasco – ressalta o orgulhoso pai.
QUEM É MARCOS VINICIUS DA SILVA
Onde Mora
Em uma comunidade no bairro de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Reside em uma humilde casa, com dois cômodos pequenos (sala e cozinha) e uma laje (com banheiro).
O que faz
Trabalha como ambulante, vendendo produtos eletrônicos em frente à lanchonete de “fast food” na Taquara, Zona Oeste do Rio. Quando os filhos estão na creche ou tem alguém para cuidar das crianças, sua esposa Simone o auxilia nas vendas dos produtos.
Onde já foi ver o Vasco
Torcedor fanático, Marcos já viajou muitas vezes para acompanhar o Vasco. Já foi a lugares como São Paulo, Coritiba e Porto Alegre. Esteve nas quartas de final da Libertadores de 2012, contra o Corinthians, no Pacaembu.
VEM OUTRO FILHO E LANCE!NET FAZ ENQUETE
A decisão em homenagear ídolos do Vasco não vai parar em Juninho. O casal Marcos e Simone estão à espera do quarto filho – eles também têm Hiury, de 3 anos, e Higor, de 2 – e falta apenas decidir qual nome o menino vai receber. Marcos Vinicius tem em mente quatro nomes e, para ajudá-lo a se decidir, o L!Net está promovendo uma enquete.
– Minha esposa está no sexto mês de gravidez e tenho quatro opções para o próximo filho: Edmundo Animal, Edmundo Bacalhau, Felipe Maestro ou Eurico Miranda. É que o Martin Silva chegou agora… (risos) – conta Marcos, pedindo apoio da torcida nesta enquete.
CURIOSIDADES
Zico Irlandês
Em homenagem ao ídolo rubro-negro, o irlandês Dessiae Black batizou seu filho como Ryan Zico Black. No último “Jogo das Estrelas, organizado pelo ex-jogador Zico, o irlandês foi convidado e fez um gol no Maracanã. Ele atua pelo Guernsey, clube da nona divisão da Inglaterra.
Lineker
Em homenagem ao inglês Gary Lineker, com passagem por Barcelona e pela seleção inglesa, também há um Lineker no futebol brasileiro. Atualmente, o meia Lineker Augusto da Silva Matos atua pelo Paysandu.
Falcao
O atacante e craque colombiano Radamel Falcao Garcia tem seu nome em homenagem ao ex-jogador do Inter e da Seleção Brasileira, Paulo Roberto Falcão.
BATE-BOLA
Marcos Vinicius
Pai de Juninho Pernambucano
Como você viu a aposentadoria do jogador Juninho?
Todo mundo sabe até onde vai o seu limite. Fica uma tristeza, é claro, porque esperava que ele jogasse mais uma ou duas temporadas, até levar o Vasco novamente ao auge. Mas só tenho a agradecer a todas as alegrias que ele nos deu.
O que o Juninho representa?
Além do profissional, ele passa para gente também ser uma a pessoa bem família e atento com os filhos, a esposa e os jogadores da base. Isso é muito importante.
Como está a expectativa para esta temporada?
Estou otimista para esse ano, porque agora temos goleiro.
Fonte: LANCENET!